Sem categoria

Sirene dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá vai tocar sábado pelo aniversário

O soar será de comemoração, não de ocorrência, avisa a corporação.

21/08/2020

Por

Sirene dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá  vai tocar sábado pelo aniversário

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul completa 54 anos no sábado (22), dedicados à proteção da vida e do patrimônio. A data não terá festa, mas haverá comemoração simbólica com o sonar da sirene, que fica na torre da sede, na Epitácio Pessoa.

Leia mais:

Será ao meio dia. O significado é simbólico. O soar será de comemoração, não de ocorrência, avisa a corporação.

A sirene que nos dias de hoje ainda existe na corporação é a mesma de 1968, porém foram trocadas as cornetas que na época eram de ferro e atualmente são de inox e a sirene é funcional e atuante nos dias de hoje.

O soar ainda mantém a tradição das emergências, quando situação de grande proporção é acionada para que os bombeiros que estejam ouvindo ao chamado se desloquem de imediato para a corporação.

História

A corporação foi fundada em 22 de agosto de 1966 e a forma de chamamento dos voluntários era feita inicialmente por telefone para cada integrante que se reuniam em uma empresa da cidade e seguiam para o local da ocorrência.

No dia 26 de outubro de 1968 a sede e a torre foram inauguradas e a chamada, a partir de então, passou a ser pela sirene. Inicialmente ela era acionada por um funcionário da Empresul (Celesc), que ficava ao lado, porque não havia contingente fixo de bombeiros.

As reuniões e treinamentos eram realizados as quartas feiras, onde tradicionalmente a sirene era acionada, às 19 horas.

Notícias relacionadas

x