Siga o JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região no Google
E veja as notícias de Jaraguá do Sul e região com destaque nas suas buscas.
Sobrepeso e obesidade chega a mais de 30% entre estudantes
Das internações hospitalares pelo SUS em Jaraguá do Sul, associadas a questões alimentares, no período de janeiro de 2015 a junho de 2019, 29 estavam ligadas à desnutrição e 63 à obesidade
Uma pesquisa da Secretaria de Educação verificou o cenário nutricional dos estudantes da rede municipal. Dos 7.344 alunos pesquisados nas escolas, 4.122, ou 56%, apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) adequado. Porém, de acordo com a servidora Ionara Laiz Verdin, há um grande número de alunos com sobrepeso e obesidade, correspondendo a 31%. Nas escolas centrais, 34% dos pesquisados apresentaram excesso de peso, enquanto que nas não-centrais, o índice caiu para 31%. Outros números da pesquisa apontam que quase 12,5%, ou 916 estudantes, têm peso abaixo do normal; 1403, ou 19,10%, foram enquadrados como sobrepeso e 903, ou 12.3%, apresentaram obesidade.

Nos Centros de Educação Infantil os números apresentados são mais próximos do ideal. Do universo de 3.627 pesquisados, quase 84%, ou 3.040 casos, apresentaram IMC adequado. As crianças enquadradas como de baixo peso correspondem a 3,31% do total pesquisado, ou 120 alunos. Estudantes com sobrepeso somaram 329 casos, ou 9,09%. Os classificados como obesos foram 138, ou 3,81%. Os dados foram apresentados recentemente na 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional promovido pelo Consea.
Das internações hospitalares pelo SUS em Jaraguá do Sul, associadas a questões alimentares, no período de janeiro de 2015 a junho de 2019, 29 estavam ligadas à desnutrição e 63 à obesidade. Os casos de internações por diabetes, doença também associada com obesidade, têm registrado escalada crescente se comparados os anos de 2015, 2016 e 2017. Foram 35, 45 e 53 os casos, respectivamente. Em 2018, foram 47 as internações e, em 2019, considerando-se apenas o primeiro semestre, somam-se 39 os casos. Os número são do servidor Luís Fernando Medeiros, do setor de Planejamento da Secretaria de Saúde.