Geral

Soroptimista completa um ano de fundação em Jaraguá do Sul

Com a criação do SI Jaraguá do Sul, o grupo voltou-se para a concretização de seus principais programas, o “Viva seu Sonho” e “Sonhe e Realize”.

09/10/2020

Por

Soroptimista completa um ano de fundação em Jaraguá do Sul

Mais um clube para espalhar boas ações e solidariedade. Esta foi a manchete dada pelo JDV, em 2019, ao anunciar a fundação do Clube Soroptimista de Jaraguá do Sul, formado por mulheres e oficializado no dia 8 de outubro, em cerimônia festiva na SER Marisol, sob a presidência de Ana Carolina Silveira Figur. Dezoito mulheres iniciaram o clube e atualmente são 20.

Soroptimist significa “o melhor para as mulheres”. Antes da fundação foram realizadas reuniões para apresentar a entidade e prospectar mulheres com o perfil voltado ao voluntariado. Uma vez formado o grupo, iniciou-se os preparativos para a sua fundação, envolvendo a elaboração do estatuto, a cerimônia de posse e outras atividades.

Com a criação do SI Jaraguá do Sul, o grupo voltou-se para a concretização de seus principais programas, o “Viva seu Sonho” e “Sonhe e Realize”. No período, segundo Ana, foram realizados encontros na localidade de Ribeirão Cavalo, no Condomínio Érica Modrock, contando com a participação de meninas de até 16 anos, plantando a semente de melhores perspectivas para suas trajetórias de vida.

Ao mesmo tempo, o “Viva seu Sonho” abriu inscrições e buscou encontrar a mulher mais indicada para receber o prêmio que melhor direcionaria sua vida para o mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.

Em outubro entregou colaboração à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, a partir de doações efetuadas pelas associadas e, no mês seguinte, realizou o evento “Escondidinho do Bem”, com êxito, como também participou da caminhada promovido pelo Município em combate à violência doméstica.

A presidente Ana Carolina relata que no início desde ano, o SI Jaraguá do Sul, se inscreveu em programa oferecido para entidades sem fins lucrativos pelo Sicredi Norte e foi agraciado com o subsídio para o “Sonhe e Realize”, de mais de R$ 3 mil.Em março de 2020, no Dia Internacional da Mulher, entregou a premiação para a sua vencedora. Naquele mês, também, a entidade foi indicada pela madrinha da Festa do Champagne, com doação para execução de suas atividades.

O Soroptimista promoveu rifa com premiações obtidas pelas associadas para levantar fundos para os seus projetos. Em junho e julho realizou campanha de alimentos e outros itens às famílias envolvidas na primeira edição do “Sonhe e Realize 2019”, fazendo a entrega no mês de agosto.

Ana registra que mensalmente, no dia 25, são promovidas manifestações em diversos formatos, em prol do Dia da Laranja. A data representa uma ação disseminada pela ONU com o objetivo de combater a violência contra mulheres e meninas.

Programas ajudam na realização pessoal

A Federação Soroptimista Internacional tem como programas o “Viva seu Sonho” – Educação e Capacitação para Mulheres e “Sonhe e Realize” – Apoio Profissional para Mulheres. Eles têm a finalidade de ajudar mulheres e meninas a conquistar sua realização pessoal e profissional, apoiando a inserção no mercado de trabalho.

O SI Jaraguá do Sul está com inscrições abertas para o Prêmio Viva o Seu Sonho -Educação e Capacitação para Mulheres, até o dia 15 de novembro. É prêmio financeiro de mil dólares. Ele foi criado para ajudar mulheres que enfrentam dificuldades econômicas e pessoais a viver seus sonhos.

Desde 1972 este prêmio tem dado prêmios em dinheiro para milhares de mulheres para ajudá-las alcançar seus objetivos profissionais e de educação.

O programa ajuda mulheres a construir uma vida melhor para si e seus dependentes. Contatos: m.me/SIJARAGUADOSUL e-mail sijaraguadosul@gmail.com.

Notícias relacionadas

x