Santa Catarina | 30/11/2023 | Atualizado em: 30/11/23 ás 10:45

Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos

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Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos

A Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) realizou encontro na segunda-feira (27) com o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, para tratar da duplicação da BR-280 no trecho entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, passando também por Schroeder.

Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos

Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos

 

A entidade apresentou demandas que o superintendente prometeu analisar com os técnicos para uma possível incorporação ao projeto. 

 

Segundo ele, “todas as solicitações de marginais e obras complementares que foram colocadas, aquilo que for possível de se ingressar no contrato, nós o faremos. Mas, aquilo que não puder entrar, vão ficar em obras remanescentes. Isso já está acontecendo na BR-470 e vai acontecer na BR-280 também”, disse.

 

 

O presidente da Aciag, Victor Hugo Ossowsky, entregou dois pleitos ao DNIT. A entidade está propondo a implantação de intervenções técnicas, de melhorias, ajustes e inclusões de dispositivos – vias marginais, no projeto da duplicação correspondente ao trecho federal, com propósito de assegurar melhores condições de mobilidade, principalmente à segurança, com a criação de marginais e faixas de desaceleração.

 

 

Foram relacionadas:  Marginal loteamento industrial, no sentido oeste em direção BR-101 à Guaramirim, ligando o viaduto de acesso a Dibrape no Km 46+770 ao viaduto de acesso a Corticeira Km 48+700. Marginal loteamento industrial, no sentido leste em direção Guaramirim à BR-101, ligando o viaduto de acesso a Corticeira Km 48+700 ao viaduto de acesso a Dibrape, no Km 46+770. 

 

 

Também a marginal WEG Tintas, no sentido oeste em direção BR-101 à Guaramirim, ligando a WEG Tintas Km 49+900 à marginal do viaduto do contorno Km 50+800. Marginal no sentido leste em direção Guaramirim à BR-101, ligando o elevado do Guamiranga (duplicação BR-280 estadual) ao viaduto do contorno.

 

Ampliação da pista de desaceleração no acesso a WEG Tintas, Km 49+800, pois possibilitará a redução gradativa da velocidade fora da faixa de rolagem da rodovia, reduzindo as condições inseguras que podem, em última instância, serem causadores de acidentes fatais.

 

 

Grande parte das desapropriações estão pendentes, mostra relatório

 

O engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente do DNIT em SC fez um retrospecto dos investimentos em Santa Catarina, com destaque para o trecho em duplicação da BR-280, entre São Francisco e Jaraguá do Sul. São mais de 70 quilômetros, em pavimento flexível e contempla a contratação de pistas novas, ruas laterais, restauração da pista existe e 28 novos viadutos.

 

 

O saldo a executar é de R$ 301,4 milhões. Está aguardando recursos para retornar, proposto em R$ 100 milhões ao ano. No lote 1.1 (São Francisco a BR-101, com 36 km)) são 447 cadastros para desapropriações, com 56 já acertados e 391 a desapropriar. O valor total, no trecho, é de R$ 182,7 milhões, sendo que apenas R$ 15,3 milhões já foram pagos.dnit

 

 

No lote 2.1 (BR-101 até o contorno de Guaramirim e Jaraguá, próximo a Weg Tintas, com 14,1 km), as 35 desapropriações foram acertadas no montante de R$ 7,6 milhões e, no lote 2.2 (contorno de Guaramirim e Jaraguá, passando por Schroeder I, até Nereu Ramos, com 23,9 km), são 166 desapropriações, 134 já acertados e 32 a desapropriar. Já foram pagos R$ 36,7 milhões e faltam R$ 12,2 milhões.

 

 

O lote 1, está com 26,5% executado, segundo mostrou o superintendente do DNIT, Alysson de Andrade, na Aciag. O lote 2.1, contempla pistas novas, ruas laterais, restauração de pista existente e sete obras de arte (2 passarelas, 2 pontes, 2 acessos e uma passagem inferior). Já tem 67,07% das obras executadas e o saldo a executar de R$ 80 milhões.

 

Situação atual: retomada do contrato e liberação entre os Km 49,1 e 50,7 da duplicação.dnit

 

 

Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos

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Redutores de velocidade e sinalização no trevo do relógio integram pedidos

 

Na avaliação da Associação Empresarial de Guaramirim, as vias marginais conectarão os bairros do município e gerarão mais segurança aos colaboradores das empresas e munícipes residentes em bairros próximos.

A entidade registrou ainda o constante crescimento das empresas localizadas neste trecho, bem como, o aumento no índice populacional daquela região. 

 

 

“Apresentamos preocupação na ligação entre a duplicação da BR 280 Federal e Estadual, pois na obra de arte do viaduto do contorno está previsto que a ligação será realizada em pista simples (sentido leste Km 11+500 e oeste Km 50+900), o que acarretará grandes filas de veículos em ambos sentidos das duplicações”, registra o presidente Victor Ossowsky.

 

A Aciag, igualmente, manifestou a sua preocupação em relação ao trecho urbano da BR-280, que foi estadualizado por meio do convênio de delegação da administração e gerenciamento do trecho da rodovia BR-280, em 2015.

 

O pleito acessório foi proposto pela comunidade, com o propósito de assegurar melhores condições de mobilidade, principalmente à segurança, no Km 57+900m (rotatória/trevo do relógio). 

 

 

Trata-se de, emergencialmente, autorizar a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, a realizar a implantação imediata de dois redutores eletrônicos de velocidade (radar) e sinalização, em cada sentido da via, nas proximidades da rotatória.

 

“O pleito visa adequação à realidade atual, ao fluxo do trânsito, que cresceu consideravelmente e a segurança na rodovia, uma vez que, o projeto em execução data de 2013”, completa a Aciag.

 

Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos

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Contorno de Guaramirim e Jaraguá com 51% das obras executadas

 

Com relação ao lote 2.2, a duplicação contempla construção de pistas novas, ruas laterais, restauração da pista existe e o contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul.

São 18 obras mde artes especiais, incluindo dois túneis que somam 2.110 km de extensão, para transposição do Morro Vieira.

 

A obra já está com 51,45% executado, segundo a última medição feita pelo DNIT.

 

 

O saldo a executar é de R$ 458,1 milhões, no total. Situação: serviços em execução.

 

Os túneis já têm revestimentos primário e secundário, incluindo os tirantes de contenção e solo grampeado no emboque oeste. A previsão é concluir três obras de arte especiais e 2,6 km no contorno de Jaraguá.

 

 

Como estão os trechos, segundo o que o DNIT apresentou na Aciag, no dia 27 de novembro, durante a plenária: No lote 1, investimento inicial de R$ 408,2 milhões, com 26,15% executado. No lote 2.1 R$ 242,8 milhões e 67,07 já prontos e no lote 2.2, valor de R$ 943,7 milhões, com 51.45%

 

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Camille Moreland

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

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