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Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos
A entidade apresentou demandas que o superintendente prometeu analisar com os técnicos para uma possível incorporação ao projeto.
Segundo ele, “todas as solicitações de marginais e obras complementares que foram colocadas, aquilo que for possível de se ingressar no contrato, nós o faremos. Mas, aquilo que não puder entrar, vão ficar em obras remanescentes. Isso já está acontecendo na BR-470 e vai acontecer na BR-280 também”, disse.
O presidente da Aciag, Victor Hugo Ossowsky, entregou dois pleitos ao DNIT. A entidade está propondo a implantação de intervenções técnicas, de melhorias, ajustes e inclusões de dispositivos – vias marginais, no projeto da duplicação correspondente ao trecho federal, com propósito de assegurar melhores condições de mobilidade, principalmente à segurança, com a criação de marginais e faixas de desaceleração.
Foram relacionadas: Marginal loteamento industrial, no sentido oeste em direção BR-101 à Guaramirim, ligando o viaduto de acesso a Dibrape no Km 46+770 ao viaduto de acesso a Corticeira Km 48+700. Marginal loteamento industrial, no sentido leste em direção Guaramirim à BR-101, ligando o viaduto de acesso a Corticeira Km 48+700 ao viaduto de acesso a Dibrape, no Km 46+770.
Também a marginal WEG Tintas, no sentido oeste em direção BR-101 à Guaramirim, ligando a WEG Tintas Km 49+900 à marginal do viaduto do contorno Km 50+800. Marginal no sentido leste em direção Guaramirim à BR-101, ligando o elevado do Guamiranga (duplicação BR-280 estadual) ao viaduto do contorno.
Ampliação da pista de desaceleração no acesso a WEG Tintas, Km 49+800, pois possibilitará a redução gradativa da velocidade fora da faixa de rolagem da rodovia, reduzindo as condições inseguras que podem, em última instância, serem causadores de acidentes fatais.
O engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente do DNIT em SC fez um retrospecto dos investimentos em Santa Catarina, com destaque para o trecho em duplicação da BR-280, entre São Francisco e Jaraguá do Sul. São mais de 70 quilômetros, em pavimento flexível e contempla a contratação de pistas novas, ruas laterais, restauração da pista existe e 28 novos viadutos.
O saldo a executar é de R$ 301,4 milhões. Está aguardando recursos para retornar, proposto em R$ 100 milhões ao ano. No lote 1.1 (São Francisco a BR-101, com 36 km)) são 447 cadastros para desapropriações, com 56 já acertados e 391 a desapropriar. O valor total, no trecho, é de R$ 182,7 milhões, sendo que apenas R$ 15,3 milhões já foram pagos.dnit
No lote 2.1 (BR-101 até o contorno de Guaramirim e Jaraguá, próximo a Weg Tintas, com 14,1 km), as 35 desapropriações foram acertadas no montante de R$ 7,6 milhões e, no lote 2.2 (contorno de Guaramirim e Jaraguá, passando por Schroeder I, até Nereu Ramos, com 23,9 km), são 166 desapropriações, 134 já acertados e 32 a desapropriar. Já foram pagos R$ 36,7 milhões e faltam R$ 12,2 milhões.
O lote 1, está com 26,5% executado, segundo mostrou o superintendente do DNIT, Alysson de Andrade, na Aciag. O lote 2.1, contempla pistas novas, ruas laterais, restauração de pista existente e sete obras de arte (2 passarelas, 2 pontes, 2 acessos e uma passagem inferior). Já tem 67,07% das obras executadas e o saldo a executar de R$ 80 milhões.
Situação atual: retomada do contrato e liberação entre os Km 49,1 e 50,7 da duplicação.dnit
Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos
Na avaliação da Associação Empresarial de Guaramirim, as vias marginais conectarão os bairros do município e gerarão mais segurança aos colaboradores das empresas e munícipes residentes em bairros próximos.
A entidade registrou ainda o constante crescimento das empresas localizadas neste trecho, bem como, o aumento no índice populacional daquela região.
“Apresentamos preocupação na ligação entre a duplicação da BR 280 Federal e Estadual, pois na obra de arte do viaduto do contorno está previsto que a ligação será realizada em pista simples (sentido leste Km 11+500 e oeste Km 50+900), o que acarretará grandes filas de veículos em ambos sentidos das duplicações”, registra o presidente Victor Ossowsky.
A Aciag, igualmente, manifestou a sua preocupação em relação ao trecho urbano da BR-280, que foi estadualizado por meio do convênio de delegação da administração e gerenciamento do trecho da rodovia BR-280, em 2015.
O pleito acessório foi proposto pela comunidade, com o propósito de assegurar melhores condições de mobilidade, principalmente à segurança, no Km 57+900m (rotatória/trevo do relógio).
Trata-se de, emergencialmente, autorizar a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, a realizar a implantação imediata de dois redutores eletrônicos de velocidade (radar) e sinalização, em cada sentido da via, nas proximidades da rotatória.
“O pleito visa adequação à realidade atual, ao fluxo do trânsito, que cresceu consideravelmente e a segurança na rodovia, uma vez que, o projeto em execução data de 2013”, completa a Aciag.
Superintendente do Dnit comenta sobre obras e Aciag entrega pleitos
Com relação ao lote 2.2, a duplicação contempla construção de pistas novas, ruas laterais, restauração da pista existe e o contorno de Guaramirim e Jaraguá do Sul.
São 18 obras mde artes especiais, incluindo dois túneis que somam 2.110 km de extensão, para transposição do Morro Vieira.
A obra já está com 51,45% executado, segundo a última medição feita pelo DNIT.
O saldo a executar é de R$ 458,1 milhões, no total. Situação: serviços em execução.
Os túneis já têm revestimentos primário e secundário, incluindo os tirantes de contenção e solo grampeado no emboque oeste. A previsão é concluir três obras de arte especiais e 2,6 km no contorno de Jaraguá.
Como estão os trechos, segundo o que o DNIT apresentou na Aciag, no dia 27 de novembro, durante a plenária: No lote 1, investimento inicial de R$ 408,2 milhões, com 26,15% executado. No lote 2.1 R$ 242,8 milhões e 67,07 já prontos e no lote 2.2, valor de R$ 943,7 milhões, com 51.45%
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