Thor assume como cão policial após Odin se tornar o primeiro cão policial a se aposentar no 14° BPM
Um dos destaques do cão policial foi a apreensão de 298 quilos de maconha em uma ocorrência realizada no dia 13 de maio de 2019
Camila Silveira Rosa
Assim como os policiais que ingressam na reserva remunerada após cumprir determinado tempo de serviço na Polícia Militar, o cão policial também tem esse privilégio.
Na tarde da última quinta-feira (5), em solenidade no 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Jaraguá do Sul, o pastor Belga de Malinois Odin se aposentou após oito anos como K9.

Conforme o capitão Anderson Andrey, Odin participou de inúmeras ações de busca e captura, guarda e proteção, e faro de drogas, além de ter colaborado para o êxito de diversas ocorrências.
Um dos destaques do cão policial foi a apreensão de 298 quilos de maconha em uma ocorrência realizada no dia 13 de maio de 2019.
O soldado Adriano Fietz, responsável pelo adestramento de Odin lembra que naquela noite os policiais abordaram um caminhão e não conseguiram localizar o entorpecente. Então, acionaram ele e Odin que estavam de folga.
Ao chegar, o cão prontamente farejou e indicou o lugar onde a droga estava escondida.
Conteúdos em alta
Odin não auxiliou apenas o 14º BPM, mas também outras instituições como a Receita Federal, ações nos portos, Polícia Civil e Gaeco.
Odin nasceu no dia 16 de abril de 2014 e iniciou o treinamento no Canil Setorial do 14° BPM 45 dias depois. Ele é certificado pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), órgão responsável por organizar a regulamentar a criação de cães de todas as raças no Brasil, em todas as certificações possíveis para testar a funcionalidade de um cão: guarda-proteção, faro de drogas, busca, captura e obediência.
“Odin recebeu uma medalha que simboliza o cumprimento integral da missão junto à PMSC”, enfatiza.
Além de Odin, Fietz também recebeu um elogio do comandante Valdeci Oliveira pelo comprometimento e profissionalismo, sendo responsável direto pela trajetória de sucesso do cão.
Ele é o primeiro cão do 14º a se aposentar. Com a reforma de Odin, seu filhote Thor, assume a missão policial junto ao soldado Fietz.
O “estagiário” do canil setorial nasceu no dia 4 de junho de 2021 e está sendo treinado desde o dia 23 de agosto do ano passado.