Jaraguá do Sul

Tragédia de Blumenau faz município adotar contratação de vigilantes

O retorno no dia 10, segunda-feira, será normal.

06/04/2023

O Município de Jaraguá do Sul realizou na tarde de ontem (5) um pronunciamento ao vivo nas redes sociais da Prefeitura (Instagram e Facebook), com retransmissão por outros veículos, inclusive o JDV, com orientações sobre o assunto e medidas de prevenção tomadas, diante dos fatos lamentáveis do atentado contra um centro de educação infantil particular em Blumenau, no período da manhã, resultando na morte de quatro crianças e hospitalização de outras. 

Do pronunciamento participaram o prefeito Jair Franzner, a secretária de Educação Emanuela Wolff, o comandante do 14º Batalhão PM, Ten Cel João Carlos Kuze, e o delegado regional de Polícia, Eric Uratani. O prefeito fez a convocação extraordinária da Câmara de Vereadores para a tarde de ontem, para autorizar dotação orçamentária para a Secretaria de Educação contratar 63 seguranças para todas as escolas e centros infantis de Jaraguá do Sul.

O prefeito e equipe acompanharam a votação e imediatamente após a aprovação, sancionou a lei, permitindo que a Secretaria de Educação, de modo emergencial, contrate seguranças, a partir da próxima semana. A secretária Emanuela Wolff disse que independentemente dessa medida extraordinária, as unidades escolares da rede municipal vinham adotando medidas preventivas, não autorizando o acesso de pessoas alheias ao quadro funcional, inclusive pais de alunos. 

O comandante do 14º BPM, tenente coronel Kuze, disse que o fato ocorrido em Blumenau é isolado, mas que a PM intensificou o patrulhamento ostensivo em frente às escolas. Ele chamou a atenção sobre denúncias que surgiram de que outros estabelecimentos estariam na mira de ataque, garantindo que não passam de boatos. “Peço que as pessoas, antes de repassar as informações, façam um filtro, porque a maior parte são fake news”. 

O mesmo posicionamento tem o delegado regional Eric Uratani. Segundo ele, a Polícia Civil, por meio do serviço de inteligência está vigilante e que orientou todas as delegacias da região para que fiquem em prontidão e orientem a população.

As aulas da rede municipal não foram alteradas ontem. Nesta quinta-feira (6) não tem aulas por ser ponto facultativo. O retorno no dia 10, segunda-feira, será normal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x