Jaraguá do Sul

Treinamento trata sobre inclusão de crianças com TEA

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28/11/2023

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Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, em parceria com a Associação Amigos do Autista (AMA), promoveu na quinta-feira (23), no Centro Empresarial, um treinamento voltado aos gestores das unidades escolares da rede sobre o manejo comportamental de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Treinamento trata sobre inclusão de crianças com TEA

Treinamento trata sobre inclusão de crianças com TEA

 

O objetivo da formação continuada foi instrumentalizar a equipe gestora e pedagógica acerca de conceitos e práticas da inclusão de crianças/alunos com TEA na rede municipal de ensino.

 

 

Uma equipe técnica da AMA ministrou a capacitação. O Município já desenvolve um trabalho em parceria com a instituição no atendimento dos alunos com TEA. 

 

 

“Sabemos que, estar na escola, vai além de somente planejar, é preciso compreender os alunos, respeitar suas singularidades para, assim, promover uma aprendizagem adequada e desenvolver habilidades e potencialidades dos estudantes”, explica a secretária de Educação Emanuela Wolff. 

 

 

Ela conta que o Município adota o conceito de inclusão ao longo de todo o ano letivo. “A abordagem de inclusão na educação é de extrema importância para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características individuais, tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais e desenvolvimento pessoal”, comenta.

 

 

Esta etapa da formação teve como público-alvo coordenadores pedagógicos, diretores, pedagogos de AEE, técnicos de enfermagem, assessores da Semed e equipe multidisciplinar da educação especial. A intenção é ofertar o treinamento para todos os professores da rede e demais servidores da Educação.

 

 

“Foi uma troca de experiências importante entre a rede de ensino e os profissionais que atendem os alunos com TEA. Buscamos proporcionar maior engajamento de todos os envolvidos no processo da educação inclusiva”, finaliza Emanuela Wolff.

 

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