Cotidiano | 12/06/2025 | Atualizado em: 16/06/25 ás 17:43

Túnel do Vieira na reta final: obra desviará caminhões da área urbana

Vista aérea do Túnel do Vieira, em Jaraguá do Sul, com escavações finalizadas e obras em andamento

Túnel do Vieira, em Jaraguá do Sul, entrando na fase final Foto: DENIT

As obras de duplicação da BR-280/SC seguem em andamento com foco no lote 2.2, que abrange o trecho entre Jaraguá do Sul e Schroeder. Entre os principais avanços está a construção do túnel duplo sob o Morro do Vieira, que já atingiu 81% de execução, e o novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul, com cerca de 60% dos serviços concluídos. Com o túnel do Vieira na reta final, liberação para uso fica mais próxima.

Escavação concluída no túnel do Morro do Vieira, que já chega a 81%

Considerada uma das estruturas mais desafiadoras da duplicação, a travessia do Morro do Vieira será feita por dois túneis paralelos — o da esquerda com 1.060 metros de extensão e o da direita com 1.005 metros. Ambos já foram completamente escavados, com ligação entre os emboques leste e oeste finalizada. A obra está com 81% dos serviços executados.

Atualmente, os trabalhos se concentram na parte externa do emboque oeste, com foco na contenção lateral do talude. Estão em andamento a instalação de chumbadores com comprimentos variados, aplicação de concreto projetado de 12 centímetros e colocação de tela metálica. Também estão sendo implantados drenos horizontais profundos para garantir a estabilidade do maciço geológico.

Desvio do trânsito pesado e acesso aos portos: a função estratégica do contorno

O novo contorno terá 23,8 quilômetros de extensão, com pistas duplicadas e 18 Obras de Arte Especiais (OAEs), entre pontes, viadutos e os túneis no Morro do Vieira. Essa nova rota será essencial para desviar o tráfego pesado do perímetro urbano de Jaraguá do Sul, especialmente caminhões com destino aos portos do litoral norte catarinense.

O traçado abrange os municípios de Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim, e contempla estruturas como a nova ponte sobre o rio Itapocu e 11 viadutos distribuídos ao longo do trecho. A execução do contorno atingiu cerca de 60% até o momento.

Trânsito animal e natureza respeitada: passagens de fauna começam a tomar forma

Passagem para animais silvestres no KM 54 da BR 280 Foto: DENIT

A obra do lote 2.2 inclui ações de preservação e compensação ambiental, como a construção de três passagens de fauna. Uma delas, localizada no km 54, é um overpass (passagem superior) de 40 metros de extensão por 12 de largura, projetado para permitir a travessia segura de animais silvestres. O local será coberto com solo e vegetação da Mata Atlântica, integrando-se à paisagem e ao ecossistema da região.

O DNIT mantém equipes especializadas de gestão ambiental acompanhando as frentes de serviço, com ações voltadas à proteção da fauna, flora, nascentes e ao controle de resíduos.

Situação da duplicação em números: 3 lotes, quase R$ 2 bilhões e obras em ritmo distinto

A duplicação total da BR-280/SC entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul abrange 73,9 quilômetros divididos em três lotes. O lote 2.1 já ultrapassou 85% de execução. O lote 2.2, que inclui o túnel do Morro do Vieira e o contorno de Jaraguá, segue com 69% dos serviços concluídos. Já o lote 1 tem 26% de avanço.

O valor total do empreendimento gira em torno de R$ 1,7 bilhão, com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC.

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