Sem categoria

Uso de vagas especiais por não credenciados preocupa Comdeg

O cadeirante Laurindo Antônio Horn, que preside o Comdeg, afirma que tem encontrado muita dificuldade para estacionar

07/10/2022

A utilização de vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) por pessoas não credenciadas tem sido um problema recorrente em Guaramirim, e foi pauta da última reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdeg), realizada na quarta-feira (5). O grupo manifestou preocupação com relação aos cidadãos do município e pediu mais empatia por parte das pessoas.

O cadeirante Laurindo Antônio Horn, que preside o Comdeg, afirma que tem encontrado muita dificuldade para estacionar.

 

“Quando você vai no mercado, por exemplo, as vagas marcadas para deficientes já estão todas ocupadas, e eu não vejo nenhuma credencial no carro que dê o direito dessa pessoa usar essas vagas”.

 

A criação das vagas destinadas às PcD é determinada por lei, justamente para promover a inclusão deste grupo na sociedade. “Essas vagas não estão ali porque as pessoas acham isso bonito. É que a gente precisa dessa vaga. Eu chego em um lugar e vou desembarcar e não consigo, porque eu preciso abrir a porta do carro em um ângulo maior, senão eu não consigo desembarcar, passar da cadeira para o carro ou do carro para a cadeira. A gente precisa desse espaço”, declarou Laurindo.

 

CREDENCIAL – São consideradas Pessoas com Deficiência ou com Necessidades Especiais os usuários de cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos e próteses com deficiência física nas pernas ou nos pés, que geram dificuldade para caminhar; pessoas com incapacidade intelectual ou deficiência visual que impossibilite ou dificulte de andar por si só; e indivíduos com mobilidade reduzida temporária, devido a cirurgia que provoque dificuldades momentâneas para se locomover, mediante solicitação médica.

Denúncia pode ser feita para o 190. O documento é emitido pelo Departamento Municipal de Trânsito, na Rua 28 de Agosto, Edifício Nexos, telefone 3373-2515.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x