Brasil

USP vai lançar plataforma com dados sobre gases de efeito estufa

A plataforma possui ampla diversidade de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia

21/03/2022

Por

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), sediado na Universidade de São Paulo (USP), está desenvolvendo uma plataforma de livre acesso. A plataforma vai agregar variáveis que controlam o ciclo de carbono, deve possibilitar análises e ajudar nos estudos do papel da região no clima global, além de possuir ampla diversidade de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa na Amazônia.

O coordenador do projeto, cientista Paulo Artaxo, informou que a ferramenta deve ficar pronta em até três anos. No entanto, ao final deste ano, ele prevê que os primeiros dados já estejam disponíveis e que seja possível acompanhá-los. Artaxo é professor do Instituto de Física da USO e um dos pesquisadores principais no RCGI.

“O ponto forte da plataforma é ser de livre acesso para qualquer pessoa. Ela poderá ser usada como ferramenta para os governos de todos os nove países da bacia amazônica estruturarem políticas públicas, por exemplo de redução de desmatamento na região. O Brasil tem compromisso internacional de zerar as emissões na Amazônia em 2028 e a grande pergunta é: como é que o governo vai fazer isso?” Segundo ele, o sistema vai fornecer um acompanhamento desse processo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x