Estadual

Vale do Itapocu aparece pela primeira vez no mapa da Covid

Os municípios de Barra Velha e São João do Itaperiú já fizeram a solicitação ao Estado e devem integrar 17ª Regional em breve

28/09/2021

Por

Vale do Itapocu aparece pela primeira vez no mapa da Covid

Reprodução

As cidades que compõem a microrregião integram, a partir de agora, uma nova Região de Saúde – a Vale do Itapocu – na Matriz de Risco Potencial para Covid-19, divulgada pelo Governo do Estado. Isso quer dizer que Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba foram desvinculados da Região Nordeste (onde está Joinville) e passam a formar a 17ª Regional de Saúde. Os municípios de Barra Velha e São João do Itaperiú já fizeram a solicitação ao Estado e devem integrar 17ª Regional em breve.

Com esta divisão, a Matriz de Risco divulgada no sábado (25), mostra que a região Vale do Itapocu passou do nível gravíssimo (cor vermelha) para o nível moderado (cor azul) para a Covid-19. O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, avalia de forma positiva este momento em relação à pandemia e reforça que os números comprovam que os casos vêm desacelerando, gradativamente, em Jaraguá do Sul e região. O avanço da imunização contra a covid, de acordo com ele, também reflete nesses números.

Mas, Alceu alerta que é preciso manter os cuidados e medidas de segurança contra à covid. A pandemia está controlada por aqui, mas não acabou. “Ainda não é o momento de nos descuidarmos. Precisamos que a população continue nos ajudando, utilizando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social”, reforça.

Com esta reclassificação mudam algumas regras e exigências para a realização de atividades no município.

17ª Regional de Saúde foi criada em agosto

A criação da nova Regional de Saúde foi anunciada em meados de agosto pelo Governo do Estado, mas a divisão acabou ocorrendo somente agora na Matriz de Risco. Esta era uma das principais reivindicações da região. O pedido havia sido feito no começo de 2021, mas a questão vinha sendo discutida pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 desde o ano passado.

Em agosto, autoridades da região se reuniram em Jaraguá do Sul para avaliar este encaminhamento. É a primeira vez no ano que Santa Catarina não tem regiões em nível gravíssimo (cor vermelha) para a covid-19.

Apenas a região Nordeste está no grave (cor laranja). Outras 13 regiões estão com risco alto (cor amarela) e três tiveram reclassificação para moderado (cor azul).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x