Valorizando o seu corpo, qual roupa é ideal para a sua silhueta?
Vale ressaltar que todos os corpos têm suas qualidades e nossa intenção é aprender a enaltecer a nossa beleza.

É comum gostarmos de uma roupa que uma amiga está usando ou num site, e quando a experimentamos, não fica exatamente como o imaginado. Você sabe por que isso acontece? Modelagens, proporções e tecidos têm resultados visuais diferentes para cada pessoa, por conta do seu biotipo corporal! Uma roupa deve harmonizar com as suas características, assim, você estará realmente se vestindo para se valorizar.
Primeiramente, é interessante identificar qual é o seu tipo de corpo e usar essa informação como ferramenta. Vale ressaltar que todos os corpos têm suas qualidades e nossa intenção é aprender a enaltecer a nossa beleza.
Os corpos podem ser divididos em cinco categorias: triângulo invertido, triângulo, retângulo, ampulheta e oval. Uma medida dos quadris maior que a dos ombros/busto identifica um corpo triângulo. Já quando a medida dos ombros é maior que a dos quadris falamos de um corpo triângulo invertido. O ampulheta corresponde a ombros e quadris com a mesma medida, mas uma cintura mais fina. Corpos retângulo possuem os ombros, quadris e cintura com a mesma medida. E, o oval, a medida dos ombros e quadris são menores que a da cintura.

Depois de identificarmos nosso tipo corporal, trabalharemos com o conceito da proporcionalidade. Desta forma, seguem algumas dicas para usar a moda como um instrumento para destacar as qualidades do seu biotipo e, eventualmente, disfarçar alguma característica que possa te incomodar.
Corpo Triângulo Invertido
Para o corpo triângulo invertido, a ideia é balancear os ombros e busto, chamando atenção para a região dos quadris. O segredo está em adicionar os pontos de foco do look na parte de baixo. Calças ou shorts com volume e saias rodadas serão uma boa opção. Cores ou lavagens claras também irão te valorizar. Outra dica é que a gola V ajuda a alongar a parte do busto, disfarçando os ombros.

Corpo Triângulo
Trabalhando com o conceito da proporção no corpo triângulo, o foco será chamar atenção para parte de cima. Balanceando a medida entre ombros e quadril. Peças que destaquem os ombros e o busto serão ótimas aliadas. Sua criatividade pode ser explorada na escolha da blusa, já que cores fortes, estampas, acessórios e babados, te ajudarão a alcançar este objetivo.

Corpo Ampulheta
Caso seu corpo seja o ampulheta, as curvas são sua maior qualidade, por isso destaque a cintura na sua composição. Roupas justas + acessórios na parte mais estreita da cintura podem ser uma boa opção. Desta forma, cintos podem ser bons aliados. As estampas dão destaque para determinadas regiões. Uma calça estampada, por exemplo, realça o quadril.
O seu corpo é proporcional entre os quadris e os ombros, portanto tome cuidado para não quebrar essa proporcionalidade com blusas ou calças muito bufantes ou com babados. Além disso, peças de corte reto podem mascarar suas curvas.

Corpo Retângulo
O corpo retangular possui ausência de curvas. Por isso, é interessante que você busque peças que vão criá-las e acentuá-las na sua silhueta. Por exemplo: roupas que destaquem a cintura, com cós alto ou/e decote.

Corpo Oval
No corpo oval, sua cintura já é mais destacada, assim, leve foco para as extremidades! Busque a fluidez com a parte de cima e a parte de baixo. Calças de cintura alta são uma boa aposta. Além disso, modelos de corte flare e reto também funcionam, mas as leggings podem não ser a melhor opção. Decotes que deixam a pele à mostra alongam o tronco e chamam atenção para o seu rosto.

É importante lembrar que todos os corpos têm suas qualidades e a intenção desse post é te ajudar a usar a moda sempre ao seu favor!
Conteúdo publicado primeiramente por WiseFashion
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Cris Badu
Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.