Esportes

Velocross: Atleta de 8 anos se torna a primeira menina a vencer Campeonato Catarinense

Valentina Albani Barg, atleta de Brusque, descobriu a paixão pelo esporte ao acompanhar o pai em corridas

18/09/2023

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Fonte: ND+

Uma atleta de 8 anos conquistou algo inédito ao participar do Campeonato Catarinense de Velocross. De Brusque, a menina subiu ao primeiro lugar do pódio após vencer a competição realizada no último sábado (9), em Blumenau. Valentina Albani Barg carrega no sangue a paixão pelo esporte radical.

Com apenas dois anos de idade, a menina começou a acompanhar o pai nas corridas em que ele participava. Fabiano Barg, de 44 anos, contou que resolveu ensinar a filha a andar de moto em 2020, durante a pandemia, quando as competições foram paralisadas.

“Quando ela fez 5 anos eu a levei em uma corrida e dali em diante ela começou a querer treinar cada vez mais e a competir, tanto é que eu parei de correr para dar todo o suporte que ela necessita”. Valentina compete na categoria 50cc, formada por crianças de 5 a 9 anos de idade. Até os 17 anos, meninos e meninas competem juntos na mesma categoria.

Atleta já participou de outras competições

Por trás das conquistas está toda a preparação para alcançar os resultados desejados. De acordo com o pai da atleta, ela treina a parte física duas vezes por semana, sendo o treino específico com moto realizado três vezes na semana.

“Nós sempre demos total apoio a ela nessa vontade de competir, tentamos fazer o máximo para que ela sempre atinja os seus objetivos”, destacou Fabiano. Em 2022, a menina participou do Campeonato Catarinense de Motocross e terminou na 4ª posição geral. Neste ano, ela segue na liderança da competição com objetivo de conquistar mais um título.

Fabiano explicou que faltam apenas duas etapas para a grande final, que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, em Indaial, e 11 e 12 de novembro na cidade de Capinzal. A atleta também competiu em duas etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross para adquirir experiência, terminando em 11º e 4º lugar, respectivamente.

Sobre ir para a casa com o troféu do Campeonato Catarinense de Velocross, competição realizada no Motódromo Tatutiba, em Blumenau, o pai da menina destacou a emoção vivida. “Ela foi a primeira menina a ganhar um campeonato estadual, nunca uma menina conseguiu ganhar um campeonato assim”, ressaltou Fabiano.

Vôlei: Jaraguá do Sul masculino vence etapa e vai à final da Série Ouro do estadual sub-16

Futebol: A segunda edição do Varzeano Feminino estreia com quatro jogos e 27 gols

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x