Política

[VÍDEO] – ELEIÇÃO SENADO: Veja resultado da votação para presidente do Senado hoje, 01/02

A posse dos senadores e eleição para a Mesa do Senado acontece nesta terça-feira (1º)

01/02/2023

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

A posse dos senadores e eleição para a Mesa do Senado acontece nesta terça-feira (1º). Veja abaixo como está a votação ao vivo.

MANDATO PRESIDENTE SENADO

O atual presidente do Senado é Rodrigo Pacheco. O senador assumiu o cargo em fevereiro de 2021, posição que pode ser ocupada por 2 anos.

RESULTADO DA VOTAÇÃO DO CONGRESSO HOJE

 O resultado das eleições que definirão o comando do Congresso nesta quarta-feira (1º) é decisivo para o Palácio do Planalto montar seu jogo político.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu de disputar a Presidência do Senado. Ele retirou sua candidatura em discurso no plenário da Casa e abriu espaço para a eleição ser decidida em primeiro turno. Vence quem conquistar ao menos 41 votos.

“Reconheço que não foi possível e se tem alguém com mais chances de garantir alternância de poder, mesmo não defendendo tudo o que penso e proponho, não tenho problema em apoiá-lo”, disse o senador, que declarou voto no bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN), o principal adversário do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que busca a reeleição.

Em sua fala, Girão criticou o Supremo Tribunal Federal e disse que “alguns ministros vêm cometendo abusos”.

Também mencionou crises na economia, social e moral, falando em resgatar o equilíbrio entre Poderes. “Não cabe à Presidência desta Casa ser base governista, oposição ou puxadinho de outros Poderes.”

Após os discursos, será aberta a votação. Os senadores receberão cédulas com os nomes dos candidatos, onde marcarão um “X” na frente da sua preferência. Em seguida, vão colocar o papel em um envelope e serão chamados individualmente para depositá-lo em uma urna localizada na Mesa, no plenário.

Com 15 senadores, PSD será maior bancada do Senado

O PSD será a maior bancada do Senado no início da legislatura, com 15 senadores. A composição partidária foi confirmada ao final da sessão de posse dos novos parlamentares. A segunda bancada será o PL, com 12 membros, e a terceira, o MDB, com 10.

A composição partidária influencia a distribuição dos cargos da Mesa do Senado e das presidências das comissões.

*Com informações da Estadão Conteúdo e Agência Senado

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x