Jaraguá do Sul

[VÍDEO] – Etapa da Via Verde segue em bom ritmo de execução

As obras iniciaram em meados de maio, após a expedição da ordem de serviço

17/11/2022

A abertura da terceira etapa do Parque Linear Via Verde, no bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul, segue em bom ritmo com o tempo favorável.  As obras iniciaram em meados de maio, após a expedição da ordem de serviço à Infrasul – Infraestrutura e Empreendimentos Ltda., pelo prefeito Jair Franzner.

Os trabalhos iniciaram próximo à rotatória da Rua Benildo Zamin, na cabeceira sul da Ponte Marly Baumer e seguem em direção à Rua Guilherme Tank, dando continuidade ao binário da Ilha da Figueira até o cruzamento com a Rua Carlos Oechsler, intercessão com a José Theodoro Ribeiro. O binário será completado.

Mais da metade do trecho está com a infraestrutura viária concluída para receber em breve a pavimentação. No trecho final houve a necessidade de implantar galerias de grande porte e também enrocamento no Rio Itapocu para garantir a segurança da margem direita. O JDV percorreu todo o trecho para acompanhar as obras no feriado de 15 de novembro.

A empresa é responsável pela prestação de serviços de engenharia, com fornecimento de materiais e mão de obra para pavimentação asfáltica, serviços preliminares, terraplenagem, drenagem pluvial, sinalização viária, obras complementares e implantação da rede de distribuição de água e rede coletora de esgoto, totalizando uma área de 19.988,30 m2 de intervenção e 990 metros de extensão. O investimento nesta obra é de R$ 14.102.039,67.

 

 

Projeto é antigo e obras de implantação iniciaram em 2019

 

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, quando vereadora, foi a autora da iniciativa de construir na Ilha da Figueira o Parque Linear Via Verde, às margens do Rio Itapocu, agora já na terceira etapa de implantação, que completará o binário da Ilha da Figueira.

As obras do Parque Via Verde começaram em janeiro de 2019. Mas, muitos anos antes a ideia era colocada e inclusive duas emendas parlamentares que totalizavam R$ 750 mil dos deputados Mauro Mariani e Ângela Albino, para a construção, tiveram a finalidade alterada em dezembro de 2016, por conta de dificuldades de desapropriação de imóveis ribeirinhos, à época.

O valor inicial do Parque Via Verde foi destinado, então, às obras de paisagismo da Arena Jaraguá, para que o recurso conquistado não tivesse que retornar para Brasília.

DEFINIÇÃO – Na próxima semana, a secretária Natália, acompanhada da equipe de engenharia percorrerá o local das obras da terceira etapa para definição do que será feito nas áreas ribeirinhas, entre a rua e o rio Itapocu.

Segundo ela, existem algumas ideias como a construção de um campo ou espaço multiuso para a prática de algumas modalidades esportivas, inclusive voltados à terceira idade. “Com as obras de abertura avançando, já estamos alinhavando o que este novo trecho da Via Verde terá”, explicou.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x