Educação

VÍDEO – Maratona de formação tecnológica leva alunos ao Sesi e Senai

“A ideia é aproximar as pessoas das novas tecnologias e aos conceitos da indústria 4.0”, disse. Lembrou que o tema do evento é “Cidades do futuro”, agregando discussões em todos os aspectos que envolvem não só a indústria como toda a sociedade

25/10/2019

Por

VÍDEO – Maratona de formação tecnológica leva alunos ao Sesi e Senai

Milhares de estudantes já passaram pelas instalações do Senai e do Sesi desde a manhã de ontem, onde está acontecendo o Universo #fazer! Sesi Senai, chamado também de festival de educação, tecnologia e inovação. A abertura aconteceu no ginásio do Sesi, com a presença de autoridades, lideranças empresariais e dirigentes das escolas do Sistema Fiesc de todo o Estado. O vice-presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, que está na presidência interina representou a entidade, o diretor regional Fabrizio Machado Pereira e diretor da Agência Espacial, Cristiano Trein, também marcaram presenças na abertura.

O vice-presidente da Fiesc Vale do Itapocu, Célio Bayer, destacou o pioneirismo da região em diversas áreas como mobilidade e tração elétrica, energia renovável e cidade saudável. Falou também novas capacitações que serão lançadas em 2020. “A ideia é aproximar as pessoas das novas tecnologias e aos conceitos da indústria 4.0”, disse. Lembrou que o tema do evento é “Cidades do futuro”, agregando discussões em todos os aspectos que envolvem não só a indústria como toda a sociedade.

O presidente em exercício da Fiesc, Gilberto Seleme e o diretor regional do Sesi e Senai, Fabrizio Machado Pereira, destacaram o evento como uma oportunidade para que os jovens definam futuras profissões. “É um festival onde estudantes que já estão em formação enfrentam desafios com base no que aprendem em sala de aula, mas também para quem se prepara para o mercado de trabalho”, observa Fabrizio. “A indústria 4.0 já é uma realidade e ela traz inovações para as quais todos devemos estar preparados”, completou Gilberto Seleme.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, salientou que educação é prioridade para qualquer líder que pense no futuro. “O mundo se transforma com uma velocidade impressionante e preparar nossos estudantes e nossas empresas para se adiantar a estas mudanças para serem agentes promotores de uma nova realidade, é uma das nossas responsabilidades”, afirmou, lembrando que não há oportunidade em um país que não produz e não incentiva o empreendedorismo.

Público tem acesso ao que há de mais moderno na inovação

São quatro grandes eventos que ocorrem simultaneamente: o Torneio de Robótica Challenge Sesi Senai, as seletivas para o campeonato mundial de educação profissional WorldSkills, o InovaSenai e o Mundo Senai. O acesso do público é gratuito. Todo o complexo integrado do Sesi e Senai está sendo utilizado. Os espaços sobre da mobilidade elétrica, unidades móveis e helicóptero WS, bloco da indústria, laboratório, oficinas e seletiva Worldskills, festival de drones, torneio de robótica, atividade de saúde e segurança, desafio de kart elétrico, oficinas e espaço maker, Mundo Senai, oportunizam ao público uma viagem na tecnologia e na inovação. Nesta sexta-feira a estrutura está aberta das 8h às 20h e no sábado, até as 14h.

 

Notícias relacionadas

x