Geral

[VÍDEO] Ônibus 100% elétrico é apresentado em Jaraguá do Sul

O sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km

31/08/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

[VÍDEO] Ônibus 100% elétrico é apresentado em Jaraguá do Sul

Silencioso. Essa é a palavra usada para descrever o ônibus elétrico que está em Jaraguá do Sul desde a semana passada e que foi apresentado de forma oficial nesta terça-feira (31). 

O eBus, como foi batizado, tem capacidade para 38 passageiros sentados confortavelmente. Ele conta com tomadas USB para carregar celulares, Wi-Fi e mesa de reunião para os passageiros. 

Conforme um dos motoristas da Canarinho, Cláudio João, o ônibus não conta com placa de energia solar, sendo recarregado com energia elétrica.

“Ele é um carro que não polui, é uma energia limpa, não tem ruídos sendo um carro bem silencioso.”

De acordo com o diretor de e-Mobily da WEG, Valter Luiz Knihs, um dos pilares da empresa jaraguaense é justamente a questão de energias renováveis.

“Queremos trazer esse conceito de mobilidade urbana com redução de CO2 na atmosfera”, afirmou ele, ressaltando que essa é a maior transformação da sociedade. 

O eBus é um ônibus 100% elétrico, de acordo com Knihs. O sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. 

Segundo o diretor administrativo da Canarinho, Diego Bogo, o trajeto será fechado entre hoje (31) e amanhã. 

O que se tem de concreto sobre o roteiro do eBus, é que de segunda a quinta-feira, ele ficará à disposição das instituições e empresas parceiras do projeto e de sexta-feira a domingo, estará à disposição da comunidade que poderá desfrutar do caminho da inovação de forma gratuita. 

Os motoristas da empresa que irão dirigir o ônibus, passaram por um treinamento com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), idealizadora do projeto. Eles afirmaram que dirigir o eBus é como dirigir um carro automático.

O ônibus elétrico é uma parceria entre a prefeitura de Jaraguá do Sul, WEG, Senai, Canarinho, Fotovoltaica UFSC, Sapiens Parque, Fiesc, Mercedes, Marcopolo, Eletra e Governo Federal.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x