Educação

Volta às aulas 2021: veja a data de início do ano letivo em Jaraguá do Sul

Segundo a secretaria de educação, haverá aula presencial em todas as escolas municipais e centros municipais de educação infantil. Protocolos de higiene devem ser respeitados 

13/01/2021

Por

Volta às aulas 2021: veja a data de início do ano letivo em Jaraguá do Sul

A Secretaria de Educação prepara desde o ano passado o calendário escolar 2021. A data de início das aulas será 8 de fevereiro, prevendo as ações sanitárias exigidas devido à pandemia do coronavírus.

Conforme o Decreto Estadual nº 1.003/2020 – que regulamenta a volta das aulas presenciais -, haverá aula presencial em todas as escolas municipais e centros municipais de educação infantil de Jaraguá do Sul, contanto que os percentuais e distanciamentos mínimos sejam cumpridos.

Leia mais:

A secretária de Educação, Ivana Dias, adianta que todos os estabelecimentos de ensino instalados no município, particulares e públicos, têm planos educacionais de contingência homologados por uma comissão, a qual preside, formada por membros da educação municipal, estadual, particular, Defesa Civil, Saúde. Esses planos preveem a realização das aulas de acordo com as situações de saúde a que a pandemia pode levar, tudo em conformidade com as orientações sanitárias vigentes.

 “Se a volta às aulas fosse hoje, com a situação de ‘gravíssimo’ em que o município se encontra, as aulas presenciais seriam realizadas com 50% de alunos nas salas de aula – desde que a sala comporte distanciamento de 1,5 metro entre os alunos. Os outros 50% teriam aulas online. E assim se revezariam semanalmente. Mas as aulas começam somente em 8 de fevereiro e, até lá, a situação sanitária pode mudar”, explica Ivana.

A secretária detalha que serão feitas reuniões entre a secretária, a equipe pedagógica, as diretoras e diretores de escolas, para saber das especificidades de cada unidade de ensino. Tendo esse levantamento em mãos, os pais serão os primeiros a saber dos detalhes da volta às aulas por meio da Secretaria de Educação.

Centros Municipais de Educação Infantil

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) o atendimento às crianças também inicia no dia 8 de fevereiro. Porém, inscrever o filho não significa garantir a vaga na creche.

A inscrição mostra a intenção de vaga dos pais ou responsáveis. A legislação nacional aponta que crianças de até três anos não têm obrigatoriedade de matrícula.

A partir de quatro anos, a matrícula é obrigatória. As regras sanitárias com percentuais de crianças e distanciamento também serão cumpridas na educação infantil.

As datas de inscrição são as citadas abaixo. Atenção para a divisão de datas por turma, para evitar aglomeração.

Nascidos entre – Turma – Data de inscrição
1º de abril/2017 e 31 de março/2018 – Maternal II – 26 e 27/1  (terça e quarta)
1º de abril/2018 e 31 de dezembro/2018 – Maternal I – 28 e 29/1 (quinta e sexta) 
1º de janeiro/2019 e 31 de dezembro/2019 – Berçário II – 1º e 2/2 (segunda e terça) 
1º de janeiro/2020 e 4 de fevereiro/2021 – Berçário I – 3 e 4/2 (quarta e quinta) 

Em todos os CMEIs, nos dias específicos, o atendimento vai ocorrer das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A inscrição não será efetivada se o responsável não tiver em mãos todos os documentos requisitados.

Documentos necessários (originais):

-Certidão de nascimento da criança;
-Folha ou comprovante de pagamento mais recente dos pais, tutores ou responsáveis legais;
-Declaração atualizada do horário de trabalho dos pais, tutores ou responsáveis legais (com identificação da empresa e telefones de contato);
-Comprovante atualizado de residência da criança em nome do pai, mãe, tutor ou responsável legal;
-CPF dos pais ou responsáveis legais;
-Números de telefone atualizados para contato.

Escolas e creches abertas a partir do dia 25 de janeiro

Tanto os diretores de escola quanto os das creches municipais estarão disponíveis para tirar dúvidas de pais e responsáveis a partir do dia 25 de janeiro, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. É recomendável ligar para a escola ou creche antes de se deslocar até a unidade.

A formação de professores, que acontece todos os anos, acontecerá neste ano a partir de 3 de fevereiro. A maior parte da capacitação, porém, deverá ser online, para não haver risco de aglomeração. 

Notícias relacionadas

x