Jaraguá do Sul

Wandér Weege recebe em ato público o título de Sócio Benemérito da Scar

O reconhecimento foi entregue durante solenidade que contou com o concerto Legados, da Orquestra Filarmônica da Scar, e presença de representantes do setor, autoridades, imprensa e comunidade em geral

04/10/2022

O empreendedor e filantropo Wandér Weege, com uma extensa e reconhecida atividade no campo social, da cultura e da arte, recebeu na noite do dia 29, quinta-feira, em ato público, no Grande Teatro da Scar, o título de Associado Benemérito da entidade. O reconhecimento foi entregue durante solenidade que contou com o concerto Legados, da Orquestra Filarmônica da Scar, e presença de representantes do setor, autoridades, imprensa e comunidade em geral.

A trajetória de Wandér no meio cultural é extensa e vai desde o apoio aos grupos folclóricos, passando pela criação dos museus e do mosaico do parque Malwee – o maior da América Latina -, até a idealização do Pico Malwee, espaço de lazer e contemplação da natureza, que possui esculturas produzidas no próprio local por artistas de várias partes do Brasil e do mundo.

Na história da Scar, Wandér Weege participa ativamente desde o início da construção do Centro Cultural, na década de 1990, quando fez uma doação que viabilizou a construção das colunas estruturais, simbolizando o início da arrecadação de recursos para a entidade.

Posteriormente, reforçando a proximidade do empresário com a instituição, outras importantes doações foram feitas e marcaram grandes conquistas para a Scar, contribuindo para que o centro cultural se tornasse uma referência na área artística.

Entre os instrumentos que doou destaca-se um piano Steinway de cauda inteira, considerado o melhor piano do mundo, que foi inaugurado por Artur Moreira Lima, um dos mais renomados pianistas brasileiros. A lista inclui ainda um piano Yamaha de 3/4 de cauda, e as 17 harpas, doadas em 2012, que tornaram Jaraguá do Sul a cidade com a maior concentração de harpas na América Latina.

Também integram a relação de doações, 20 clavinovas Yamaha, 20 contrabaixos, um set de tímpanos e um conjunto de instrumentos Orf. A Scar recebeu ainda por meio de doações do empresário, equipamentos como mesa de luz, projetor e refletores.

 

Wandér não fez apenas um gesto, mas uma sequência de gestos

 

Para Wandér Weege, receber a homenagem é uma honra. “Naturalmente, é uma emoção receber uma homenagem desse nível, da Scar. Fico emocionado e feliz por ter ajudado e colaborado. Desde então meu pai, Wolfgang, fez referências a esta casa, à época, porque é algo divino para as pessoas que têm as qualidades para tocar músicas, em todos os tipos de instrumentos e cantos”, enaltece.

Já o presidente da Scar, Giuliano Donini, destaca que a entidade se predispôs a reconhecer a função de ajudar na transformação da sociedade através da cultura. E, por isso, tem buscado praticar a gratidão, por meio de reconhecimentos históricos, de pessoas que se dedicaram à essa história.

 

“Vamos homenagear pessoas preocupadas com a Scar, que ajudam a viabilizar, independentemente da forma, que a entidade cumpra esse papel institucional e social. A entidade tem excelentes resultados, porque pessoas como Wandér Weege, não apenas em um gesto, mas numa sequência de gestos, têm ajudado a ficar de pé, e a ter a reputação que ela tem”, destaca.

 

O Associado Benemérito é um título de homenagem concedido a pessoas de singular importância para a instituição. Os nomes escolhidos são de pessoas com contribuições relevantes na área artística, histórica, financeira ou como uma forte presença motivacional na entidade. Em novembro de 2021, Gerd Baumer recebeu a honraria.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x