A curiosa rua de SC que conecta três cidades, três estados e dois países
Marco da Tríplice Fronteira, dividindo Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (AR) | Foto: Reprodução/Google Street View
Santa Catarina guarda uma rua tão única em seu território, que ela literalmente atravessa fronteiras, divisas e limites – tudo ao mesmo tempo. E, olha, além de inusitado, o fenômeno é raro: afinal, não é todo lugar que em uma via capaz de conectar três cidades, três estados e dois países.
A rua República Argentina, localizada na região da tríplice fronteira entre Brasil e Argentina, é um exemplo fascinante de integração geográfica, cultural e histórica.
A rua se estende por duas cidades brasileiras: Barracão, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. Ela também cruza para a cidade de Bernardo de Irigoyen, na Argentina, configurando um cenário curioso onde a linha divisória entre os países e estados se torna quase invisível.
Mas para além da curiosidade, essa via simboliza, também, uma espécie elo geográfico entre diferentes regiões e culturas. Dionísio Cerqueira, em particular, tem uma importância especial, pois além de estar situada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, também faz parte de um conceito mais amplo de cidades-gêmeas.
Ao lado de Barracão e Bernardo de Irigoyen, Dionísio Cerqueira se torna um ponto de convergência de influências culturais, econômicas e sociais, reforçando o papel da rua República Argentina como um espaço de integração.
Monumentos e marcos fronteiriços
A rua República Argentina não se limita apenas ao aspecto físico da travessia. Ela é também um ponto de referência histórica, simbolizado pelo Marco da Tríplice Fronteira, localizado na Avenida Internacional, em Dionísio Cerqueira. Esse marco de pedra é uma das várias construções que delimitam as fronteiras entre os três países e estados, servindo tanto como um símbolo de união quanto de separação.
Conteúdos em alta
Além do Marco da Tríplice Fronteira, outro marco importante no estado é o famoso Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu, que marca o ponto de encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai nas margens dos rios Iguaçu e Paraná. Embora localizado em outro ponto da tríplice fronteira, o Marco das Três Fronteiras é igualmente significativo, atraindo turistas de todo o mundo que buscam entender melhor as dinâmicas dessa região única do planeta.

Como isso impacta a sua vida?
A rua República Argentina é um exemplo de como a integração entre países pode acontecer de forma fluida e quase imperceptível, desafiando noções tradicionais de fronteira. Para as comunidades locais, essa rua simboliza não apenas a união geográfica, mas também cultural e econômica entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.