Desemprego no Brasil atinge menor taxa da história
Brasil registra 6 milhões de desempregados, aponta IBGE.
O desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro, repetindo o menor nível da série histórica iniciada em 2012. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE e mostram um cenário positivo para o mercado de trabalho no país.
Números mostram melhora consistente
Segundo a pesquisa do IBGE, o número de desempregados caiu para 6,045 milhões de pessoas — uma redução de 3,3% em relação ao trimestre anterior e de 11,8% na comparação com 2024.
A taxa de ocupação está em 58,7% e a população inserida no mercado de trabalho permanece acima de 102 milhões, também em patamar recorde.
Emprego formal e renda em alta
O número de trabalhadores com carteira assinada também bateu recorde, atingindo 39,2 milhões de pessoas. Outro dado animador é a renda média real, que chegou a R$ 3.507 — aumento de 4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Como isso impacta sua vida?
Mais estabilidade no mercado de trabalho significa maior circulação de renda e confiança para investimentos e consumo na região.
Agência Brasil
A Agência Brasil é a agência de notícias pública do país. Produz conteúdo jornalístico de interesse nacional, regional e internacional, sempre com informação confiável e gratuita.