Antes e depois: 10 imagens que mostram como as ruas de Jaraguá do Sul mudaram com o tempo
Registros antigos e atuais revelam, lado a lado, as mudanças que redesenharam a paisagem urbana ao longo dos últimos anos.
Antes, em 2011, e depois, em 2024. | Imagens: Google Street View
Que Jaraguá do Sul mudou ao longo dos anos, isso não dá pra negar. E mudou bastante! Ruas que hoje fazem parte do nosso cenário já tiveram outra paisagem, outros estabelecimentos e também outro ritmo no passado.
Para mostrar essas transformações, o JDV selecionou alguns trechos de ruas e vias importantes do município e comparou imagens antigas e atuais. O resultado é um antes e depois que ajuda a visualizar como melhorias e o crescimento urbano foi redesenhando diferentes regiões da cidade.
As imagens foram obtidas por meio do Google Street View, ferramenta que permite acessar registros atuais e feitos ao longo dos anos. Selecionamos sempre a data mais antiga e também a mais recente disponível na plataforma, considerando o trecho da rua escolhido.
Confira o antes e depois de 10 ruas de Jaraguá do Sul no Google:
1. Via Verde e Rua Benildo Zamin


A Rua Benildo Zamin, que dá acesso ao eixo da Via Verde, é um dos exemplos mais claros de transformação urbana em Jaraguá do Sul. Em registros mais antigos de 2011, o entorno ainda apresentava grandes áreas abertas, e o início das obras no local.


Com o passar dos anos, o trecho ganhou pavimentação completa, sinalização, melhorias viárias e passou a integrar uma das principais rotas de ligação da cidade, acompanhando o crescimento de bairros e novos empreendimentos no entorno. As imagens mais recentes são de 2024.


2. Vias de acesso à Arena Jaraguá
As ruas asfaltadas que dão acesso à Arena Jaraguá também aparecem de forma bem diferente ao longo dos anos. Em registros de 2019, o entorno do complexo esportivo ainda mostrava uma estrutura mais simples, com menos organização viária e menor presença de elementos urbanos.
Conteúdos em alta


Nas imagens mais recentes, de 2024, os acessos laterais à Arena aparecem mais estruturados, com pavimentação definida e melhor integração ao conjunto urbano da região, especialmente por conta do uso frequente do espaço para eventos esportivos e culturais.
3. Rua Bernardo Dornbusch
A Rua Bernardo Dornbusch é outro exemplo de transformação registrada pelo Google Street View. Em imagens de 2011, o trecho apresentava um cenário mais simples, com menos edificações e um entorno ainda em desenvolvimento. Inclusive a fachada da Rede Feminina de Combate ao Câncer tira uma cor diferente de hoje.


Já nos registros mais atuais, de 2025, é possível perceber um espaço mais consolidado, acompanhando o crescimento urbano da região e a ocupação do entorno ao longo dos anos.
4. Rua Wolfgang Weege, acesso ao Parque Malwee
No acesso ao Parque Malwee, pela Rua Wolfgang Weege, a comparação entre 2013 e 2024 ajuda a visualizar mudanças ao longo do tempo neste que é um dos trechos mais conhecidos da cidade. As imagens mais antigas mostram o portal de acesso ao parque bem menor do que atualmente.


5. Calçadão da Marechal
O Calçadão da Marechal Deodoro da Fonseca também entra na comparação com imagens de 2011 e 2024. Nos registros mais antigos, o trecho central apresentava características diferentes das atuais, com outra configuração urbana. Até o Museu Emílio da Silva tinha uma cor diferente em sua fachada.


Já nas imagens mais recentes, o calçadão aparece bem diferente, depois de revitalizado. E, assim como antes, segue sengo um dos principais pontos de circulação de pedestres e comércio no Centro de Jaraguá do Sul.
6. Rua Quintino Bocaiúva, rua da Praça Ângelo Piazera
Na região da Praça Ângelo Piazera, a Rua Quintino Bocaiúva aparece em comparação entre 2011 e 2024. As imagens mais antigas mostram um entorno com menos elementos urbanos e outra configuração do espaço.


Nos registros mais recentes, o trecho aparece mais estruturado, integrado à área central e à dinâmica atual da região – também após a revitalização.
7. Rua Prefeito Waldemar Grubba
A maioria dos jaraguesnses lembram da Rua Prefeito Waldemar Grubba como a rua da WEG II. Ela aparece aqui no comparativo com registros de 2011 e 2024. As imagens mais antigas mostram um trecho com menos interferências urbanas e um cenário mais aberto.


Nos registros mais atuais, a via aparece mais ocupada e integrada à dinâmica urbana, acompanhando o crescimento da cidade ao longo dos anos.
8. Rua Procópio Gomes de Oliveira
A Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira aparece na comparação entre 2011 e 2024 com uma mudança marcante no trecho onde funcionou a antiga fábrica da Famac. Nos registros mais antigos, o prédio abandonado ainda aparece de pé.
A estrutura, que abrigou a empresa a partir da década de 1970, foi demolida em 2020. As imagens mais recentes mostram um cenário completamente diferente daquele registrado anos antes.


Além disso, outro trecho importante e conhecido pelos jaraguaenses é da padaria Kuchen Haus, em funcionamento há anos na cidade. No comparativo 2011 e 2024 também é possível perceber a presença do antigo Posto Pérola que funcionava ali e, mais tarde, foi demolido.


9. Rua Reinoldo Rau
A Rua Reinoldo Rau também faz parte da seleção, com imagens de 2011 e 2024. Nos registros mais antigos, o trecho apresentava um cenário mais simples e com menor ocupação urbana.


Já nas imagens mais recentes, a rua aparece mais consolidada, acompanhando o crescimento e as mudanças da região ao longo dos anos.
10. Rua Walter Marquardt, rua do Parque Municipal de Eventos
A Rua Walter Marquardt é conhecida e amada pelos jaraguaenses, isto porque é num trecho dela que fica o Parque Municipal de Eventos, onde acontece anualmente a Schützenfest. Nos registros mais antigos, de 2011, o local já era utilizado para eventos e para a Festa dos Atiradores, mas a via apresentava uma configuração mais simples, com calçadas e estrutura menos definidas.


Nas imagens mais recentes, o trecho aparece com pavimentação organizada, calçadas mais amplas e melhor integração com o Parque de Eventos, evidenciando mudanças na estrutura do entorno ao longo dos anos.
–
Para você, qual foi a rua que mais mudou em mais de uma década? Se tiver um tempo sobrando, vale navegar pelo Google Street View e se divertir analisando os registros antigos da cidade.
Dica: dá uma olhadinha em como era a rua da sua casa em 2011. É nostalgia na certa! ;)
Como isso impacta sua vida?
As mudanças registradas nessas imagens ajudam a entender como Jaraguá do Sul se desenvolveu e se adaptou às novas demandas da população. A evolução das ruas influencia diretamente a mobilidade, o comércio, o lazer e a qualidade de vida de quem vive na cidade. Comparar o antes e depois é também uma forma de preservar a memória urbana e perceber como o espaço onde circulamos todos os dias foi moldado ao longo do tempo.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.