Buscar
Editorias
Será que Cafu autorizou o uso público de sua imagem em escancarada propaganda política antecipada, dando a impressão de que ele apoia Mello?
Senador Jorginho Mello (PL), candidato a governador, postou em sua página do Facebook uma foto que correu o mundo no último dia 1º de abril, quando o ex-jogador Cafu sorteou os grupos das seleções que vão à Copa do Catar. Na foto, o mundialmente famoso lateral direito brasileiro estampa largo sorriso ao anunciar o Brasil no Grupo G, com a Servia, Suíça e Camarões. Na publicação, o senador alterou o texto da papeleta. No lugar de “Brasil”, colocou seu próprio nome como o grande protagonista da CPI da Covid. Será que Cafu autorizou o uso público de sua imagem em escancarada propaganda política antecipada, dando a impressão de que ele apoia Mello?
Fizemos, articulamos?
Do senador Dario Berger (PSB), pré-candidato a governador: “Se as obras nas nossas rodovias não pararam, foi devido ao grande esforço que fizemos para aprovar na Comissão de Orçamento (do Senado), em 2018, o maior volume de recursos para a infraestrutura – R$ 576 milhões. Além disso, articulamos o acordo entre o governo do Estado e o governo federal na Comissão de Infraestrutura, em 2021, que viabilizou repasse de mais R$ 465 milhões para agilizar os serviços”. Fizemos, com quem senador? Articulamos com quem, senador?
Eleições
A dispersão de votos
Uma preocupação pertinente da Associação Empresarial de Rio do Sul: em 2018, nada menos que 57% dos eleitores do Alto Vale do Itajaí não votaram em candidatos a deputado federal daquela região e outros 64% disseram “não” para candidatos da região à Assembleia Legislativa. À época, apenas o ex-prefeito de Rio do Sul, Milton Hobbus (PSD) foi reeleito. O que motivou a campanha “Vote pelo Alto Vale”, em andamento.
Aqui não é diferente
É a realidade do Vale do Itapocu, também. Já tivemos três deputados estaduais em uma mesma legislatura, mas desde 2014 elegemos um único parlamentar, o tucano Vicente Caropreso. Deputados mais próximos estão em Joinville, mas pouca atenção nos dão. O voto (ainda) não é distrital, restrito a candidatos regionais. Por isso mesmo, há essa “invasão” a cada eleição geral. A explicação pode estar na contínua migração interna de trabalhadores.
Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
Espaço para newsletter