Brasil

Jaraguá do Sul é citada como um oásis de empreendedorismo e inovação

A revista registra os exemplos das grandes empresas instaladas na cidade e depoimentos de gestores e sócios

17/06/2021

Um oásis empresarial. Assim a revista IstoÉ Dinheiro coloca Jaraguá do Sul na edição que circulou no final de semana. “Um dos principais polos industriais do Brasil, Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, se destaca pelos bons resultados das grandes companhias sediadas na cidade e pela cooperação entre público e privado”.

Leia mais

Na capa, está o presidente do Conselho de Administração da Weg, Décio da Silva, e o presidente executivo Harry Schmelzer Júnior.

Na abertura da matéria, a revista cita que “Jaraguá do Sul, município de 181 mil habitantes localizado na região Norte de Santa Catarina e que completa 145 anos no mês que vem, mostrou ao Brasil durante o auge da crise provocada pela pandemia o que muitas regiões no País ficaram longe de conseguir: a aliança entre o setor produtivo e o poder público na busca por uma ação única para salvar vidas e garantir a retomada econômica”.

Cita também que “doações de respiradores, gestão empresarial no principal hospital da cidade e união para decidir as prioridades para a população. Isso só foi possível porque esse movimento de coalização entre iniciativa privada e gestão pública já era algo consolidado bem antes da crise instalada a partir da Covid-19. A cidade hoje é um oásis de empreendedorismo e cooperação”.

Registra os exemplos das grandes empresas instaladas na cidade e depoimentos de gestores e sócios. O foco principal é a Weg.

“O exemplo mais forte dessa conexão está na principal companhia de Jaraguá, a gigante de motores elétricos Weg. A empresa, que faturou R$ 17,5 bilhões em 2020, alta de 30% sobre 2019, adaptou parte de uma de suas plantas, a unidade de tintas, para produzir álcool em gel para doação e fez, rapidamente, a conversão industrial de um parque fabril para a produção de mil ventiladores artificiais, que foram para o Ministério da Saúde. Dessa produção, 50% foram direcionados a Santa Catarina”, cita a reportagem.

Avanços sociais são também destacados pela publicação

A matéria traz também o Centro de Inovação Novale Hub, os avanços no ensino, em especial as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais, a gestão pública aliada aos conceitos da iniciativa privada, liderada pelo prefeito Antídio Lunelli, sem contar o forte investimento na saúde, onde a classe empresarial, tendo à frente a Acijs, avançou fortemente, com grande parte dos recursos vindos de doações de empresários.

O sucesso das principais empresas e o seu pioneirismo fazem parte da longa reportagem da IstoÉ Dinheiro. Depoimentos enriquecem o texto, onde seus principais dirigentes comentam a relação das empresas com a cidade e o seu bem estar, cuja cooperação é fundamental.

“A Weg não vai sair de Jaraguá, porque aqui está a nossa essência”

Por que a Weg, que nasceu em Jaraguá, nunca quis mudar a sede para outro lugar?

“Na época do meu pai, o Eggon, era muito comum que empresários sugerissem para a Weg mudar a sede para São Paulo, mas ele achava absurdo pensar nisso. Claro que depois abrimos escritório em São Paulo, porque é um mercado relevante. Mas, a sede da Weg não vai sair de Jaraguá do Sul porque aqui está a nossa essência, estão nossas pessoas. Aqui está a maior planta de fabricação de motores elétricos do mundo. Na posição de presidente do Conselho, procuro manter a cultura que os fundadores estabeleceram para a companhia, que é valorizar as pessoas e principalmente essa visão de que não podemos ser uma ilha. Cuidar do seu entorno, desenvolver tecnologia, crescer continuadamente e ser uma companhia que esteja presente no mundo”.

Essa declaração é de Décio da Silva à IstoÉ Dinheiro, que reproduzimos em parte, como documento e registro. A pergunta da abertura é original da revista.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x