Corupá,Estadual,Geral,Guaramirim,Jaraguá ,Massaranduba,Nacional,Saúde,Schroeder

Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Em paralelo à vacinação contra a Covid-19, a partir desta segunda-feira (12) o Brasil dá início a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, o processo de imunização contra a influenza deve se estender até 9 de julho. A prioridade neste primeiro mês será dada às crianças de seis meses a até seis anos de idade, gestantes, puérperas – pessoas que tiveram filho há pouco tempo – indígenas e trabalhadores de saúde.

Leia mais

A partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e professores. Já a última etapa da campanha, a ser realizada entre 9 de junho a 9 de julho, contemplará pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército e funcionários do sistema prisional.

Ao todo, espera-se que 79,7 milhões de pessoas sejam vacinadas. Entre os objetivos da imunização está o de impedir que o sistema de saúde seja ainda mais sobrecarregado com a doença. O vírus influenza também pode ser letal ao afetar o sistema respiratório, principalmente com a chegada do outono, quando há queda de temperatura e os casos tendem a aumentar. Apesar disso, a orientação do governo é que, por ora, as vacinas contra a gripe e a Covid-19 não sejam aplicadas simultaneamente devido à ausência de estudos.

Cidades da região já tiveram casos de gripe influenza

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina, em 2021, até o dia 1º de abril foram confirmados 28 casos de Influenza (gripe) no Estado. Destes, 10 pelo vírus A (H1N1), 9 pelo vírus Influenza A, com subtipagem em andamento, e 9 pelo vírus Influenza B.

Os municípios que apresentaram casos foram: Florianópolis com 4 casos; Balneário Camboriú, Chapecó, Imbituba, Indaial e Lages com 2 casos cada; Biguaçu, Braço do Norte, Campos Novos, Concórdia, Corupá, Guaramirim, Ibirama, Jaraguá do Sul, Palhoça, Rio do Sul e Rio Negrinho com 1 caso cada; além de três casos de pacientes dos estados de Paraná, Pernambuco e São Paulo.

Os municípios já estão preparados para vacinar contra a gripe.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!