Sem categoria

Assembleia Legislativa cria a Rota Turística Caminho de Peabiru

Também foram aprovadas propostas como o reconhecimento do município de Painel como Capital Catarinense do Pinhão

15/12/2022

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de SC aprovou por unanimidade, na terça-feira (13), três projetos de leis que criam as rotas turísticas do Caminho de Peabiru, das Águas Termais e a do Circuito Turístico Rural Caminhos do Campo. Também foram aprovadas propostas como o reconhecimento do município de Painel como Capital Catarinense do Pinhão.

O PL 151/2022, de autoria do deputado Fernando Krelling, institui a Rota Turística do Caminho de Peabiru, com objetivo de resgatar e preservar a herança cultural, dos saberes, do engenho e da arte dos povos indígenas na formação da sociedade catarinense; estimular a promoção e divulgação dos pontos turísticos nos municípios envolvidos; e fomentar o desenvolvimento de ações voltadas aos segmentos de turismo cultural, rural, histórico, holístico, religioso e científico.

Segundo a matéria, o Caminho de Peabiru é uma antiga trilha de cerca de 3 mil quilômetros, anterior ao período da colonização europeia, utilizado pelos povos nativo-americanos que viviam no continente. Servia de ligação entre a cidade de Cusco, no Peru, e Santa Catarina. Conforme justifica o autor, a medida “vai ao encontro da preocupação de diversos segmentos da sociedade catarinense com a preservação e promoção da história do caminho, entre outros, possibilitando a visitação orientada, a manutenção, história e cultura daqueles que por ali trilharam”.

A Rota Turística Caminho de Peabiru será formada pelos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Florianópolis, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna, Palhoça, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. O PL será agora analisado pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x