Brasil

‘Cashback’ do governo federal? Como funciona

Entenda como vai funcionar este benefício

20/04/2023

A Receita Federal anunciou recentemente que o pagamento da restituição do Imposto de Renda (IR) de 2023 começará em breve, beneficiando muitos cidadãos brasileiros com um dinheiro extra. Os contribuintes que enviarem suas declarações até o dia 10 de maio poderão receber os valores no primeiro lote, que será liberado em 31 de maio. Além deste, outros quatro lotes serão pagos entre junho e setembro.

De acordo com a Receita Federal, os contribuintes que enviarem suas declarações antes do final do prazo têm maior probabilidade de serem contemplados no primeiro lote de pagamentos. Entretanto, a data de 31 de maio se aplica inicialmente aos grupos prioritários, que incluem idosos, pessoas com doenças graves, pessoas com deficiência, professores e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou que escolheram receber a restituição via Pix.

A restituição do IR é a devolução de valores pagos a mais à Receita Federal durante o ano-calendário. O programa do imposto verifica se o contribuinte pagou a quantia devida, menos do que deveria ou mais do que era sua obrigação. Para verificar se tem direito à restituição, o contribuinte pode acessar uma página específica do Governo Federal. Além disso, a plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC, permite uma verificação mais detalhada.

A seguir, confira as datas de liberação dos pagamentos da restituição do IR 2023:

  • 1° lote: 31/05
  • 2° lote: 30/06
  • 3° lote: 31/07
  • 4° lote: 31/08
  • 5° lote: 29/09

 

Conteúdo publicado por PRONATEC

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x