Jaraguá do Sul

Cerimônia lembra os 90 anos do município e os 200 da imigração alemã

Cerimônia no Pequeno Teatro a Scar, marcou a comemoração dos 90 anos de emancipação político-administrativa de Jaraguá do Sul e os 200 anos da imigração de povos de língua alemã ao Brasil

28/03/2024

Uma cerimônia na noite de terça-feira, 26 de março, no Pequeno Teatro da Scar, marcou a comemoração dos 90 anos de emancipação político-administrativa de Jaraguá do Sul e os 200 anos da imigração de povos de língua alemã ao Brasil.

 

 

Representações das sociedades e clubes de tiro esportivo, de grupos folclóricos germânicos, das famílias homenageadas e convidados, da Câmara de Vereadores e secretários municipais, participaram do evento comemorativo iniciado pela apresentação da Orquestra de Cordas da Scar – que em janeiro de 2025 vai se apresentar na Alemanha –, regida pelo maestro Heitor Elias Rosa e, também, de Márcio Brosowsky, professor de bandoneon do Programa Bolsa Cultural.

 

cerimônia

A Orquestra apresentou os hinos Nacional e de Jaraguá do Sul e algumas músicas do seu repertório. Um breve histórico da emancipação foi apresentado. “Este cerimonial solene é um momento para relembrarmos a nossa história e transmitirmos essas informações às novas gerações, para que seja sempre lembrada com grande respeito e orgulho”, citou o cerimonial.

 

 

As famílias de língua alemã que foram homenageadas foram de Maximiliano (Max) Schubert, Georg Czerniewiz, Friedrich Carl Albert Vasel, Carlos Fritz Vogel, Henrique Marquardt, Hermann Mathias, Walter Hertel, Carlos Eggert, Frederico Bartel Jr., Francisco Frederico Moeller, mais Ernesto Gotlieb Horst e Emílio Ernesto Horst e família e Wilhelm Walther.

 

 

Foram entregues placas e flores. A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, lembrou coube a equipe do Arquivo Histórico Municipal, liderada por Sílvia Kitta, realizar a pesquisa das primeiras famílias de língua e origem alemã estabelecidas em Jaraguá, a partir de 1890, que ajudaram a colonizar e a moldar o município no que é hoje.

 

 

Natália reiterou que a celebração da emancipação não era realizada, até que em 2010 ela foi oficializada por lei. Lembrou a sugestão partiu do jornalista Flávio José, do JDV. Em 2024, além dos 90 anos do município temos a celebração dos 200 anos da chegada ao Brasil dos primeiros colonizadores de língua alemã.

 

 

No evento celebrativo, o vice-presidente da Câmara, Jonathan Reinke, representou o Poder Legislativo e o professor Sidnei Lopes, o prefeito Jair Franzner, que estava na posse da nova diretoria da Acijs, que aconteceu simultaneamente.

 

 

“História que não é contada, é história esquecida”, observou o representante do Executivo, ao destacar a importância da data histórica.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x