Geral

Chance de tsunami na costa brasileira é remota, diz especialista

De acordo com George Pararas-Carayannis, presidente da Tsunami Society International, é extremamente raro e nunca aconteceu na história registrada

20/09/2021

Por

Chance de tsunami na costa brasileira é remota, diz especialista

Felipe Trueba/ Agência Lusa

Segundo especialistas, possibilidade de tsunami no Brasil é considerada remota. Para a erupção do vulcão Cumbe Vieja, de La Palma, localizado próximo à África, causar danos na costa brasileira, é necessário um grande colapso.

De acordo com George Pararas-Carayannis, presidente da Tsunami Society International, é extremamente raro e nunca aconteceu na história registrada. Ele ainda menciona que os rumores de tsunami foram baseados em suposições incorretas. O vulcão entrou em erupção neste domingo (19). Fontes de lava e nuvens de fumaça foram registradas no local.

Mas para o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, da Universidade do Paraná, afirma em estudo que, ainda que as chances sejam remotas, o brasileiro deveria ser conscientizado. “Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, afirmou Reese em seu trabalho, citado pela Metsul Meteorologia.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x