Colunas

Chás diuréticos

O consumo de bebidas mais quentes aumenta no inverno, principalmente o consumo de chás. Se é esse for o seu caso confere a coluna desta semana.

Nutricionista (CRN10 8435)

Chás diuréticos

O consumo de bebidas mais quentes aumenta no inverno, principalmente o consumo de chás. Se é esse for o seu caso confere a coluna desta semana.  

Existem vários tipos de chás. Mas você sabe para que um serve, sua forma de preparo, e o mais importante, se você pode consumir todos os tipos de chás?

Hoje, vou falar um pouco sobre os chás diuréticos e emagrecedores.

Primeiramente falarei sobre os chás diuréticos, que tem por objetivo aumentar a produção de urina, diminuindo assim a retenção de líquidos e, consequentemente, diminuir o inchaço corporal. Esses tipos de chás auxiliam muito no processo de emagrecimento. Vale ressaltar que os chás diuréticos não tem a função de eliminar gordura do corpo, e sim a água, auxiliando assim na redução de peso e medidas. Porém se tomado em excesso podem causas desidratação, sendo fundamental uma boa ingestão de água além do consumo destes chás.

A seguir cito alguns chás que são diuréticos:

  • Chá de cavalinha;
  • Chá de hibisco;
  • Chá verde;
  • Chá de salsinha;
  • Chá de dente-de-leão;
  • Chá verde com abacaxi;
  • Chá de gengibre;
  • Carqueja. 

Alguns cuidados devem ser tomados antes de consumir chás diuréticos. Primeiro, não consuma sem ter orientação de um profissional, pois pessoas com problemas renais, com doenças cardíacas ou pressão arterial baixa, podem agravar o quadro de eventual doença já existente

Além disso, é muito importante evitar o consumo desses chás por mais de 7 dias seguidos, principalmente sem orientação de um profissional, pois alguns chás podem aumentar a eliminação de algumas vitaminas e minerais através da urina.

Mas você sabe como preparar os chás? Vou te dar uma dica. Aqueça a água até ela começar a levantar bolhas.  Adicione em uma xícara 1 colher de sopa rasa do chá desejado e despeje a água. Abafe por 5 minutos e depois coe. Lembre-se sempre de tomar ele morno. Consuma até 2 xícaras por dia e lembre de tomar água.

Espero que você tenha gostado das dicas da nutri. Até a próxima.

Para maiores informações entre em contato através do e-mail: fernandasilvestri@hotmail.com.

Atenção: esse conteúdo é de caráter informativo. Isso não substitui um acompanhamento com profissional Nutricionista.

 

Notícias relacionadas

x