Colunas

Coluna: Política & Políticos – Peixes ameaçados

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

27/09/2023

Santa Catarina é o 5º maior produtor de peixes de cultivo e o 4º maior produtor de tilápias no país. Por isso mesmo, a Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa vai promover audiência pública, em data a ser definida, para discutir medidas de prevenção que devem ser adotadas pelo Estado para impedir a entrada de dois vírus: o ISKNV e o VNN, mortais para a atividade. A cada ano aumentam os relatos sobre doenças virais que provocam a alta mortalidade de peixes.

 

Medidas preventivas

Como ainda não há um tratamento eficaz, explica o deputado Volnei Weber (MDB/São Ludgero), autor da proposta de audiência pública, medidas de prevenção são necessárias para proteger as unidades de cultivo. Massaranduba, no Vale do Itapocu, é o maior produtor de peixe de água doce do Estado, incluindo tilápias. Dados de 2022 da Epagri apontam 94 produtores comerciais, com uma produção superior a 1.700 toneladas/ano.

 

CURTAS

*Florianópolis pode ser uma das 100 cidades onde o PL, segundo meta do governador e presidente do partido, Jorginho Mello, pretende emplacar prefeitos em 2024. Com um vice na chapa do prefeito Topázio Neto (PSD/ainda), que vai à reeleição. Em 2020 o PL fez 27 prefeitos, atrás do MDB (96), PP (52), PSD (42) e PSDB (32). E à frente do PSL (13) e PT (11).

*Topázio Neto era vice-prefeito de Gean Loureiro (União Brasil), que deixou o mandato para se candidatar a governador. Neto era filiado ao Republicanos, mas deixou o partido depois da chegada do ex-governador Carlos Moisés. É sócio proprietário da Flex Contact Center, uma empresa de gestão de relacionamento com clientes.

* Carmem Zanotto (Cidadania), deputada federal licenciada e secretária estadual da Saúde, volta às urnas em 2024. Pela segunda vez tentará ganhar a eleição para a Prefeitura de Lages. Em 2020, perdeu a disputa por 56 votos, para Antônio Ceron (PSD), reeleito.

*Ceron é um dos 16 prefeitos presos e indiciados pelo Ministério Público por suspeita de fraudes em licitações de serviços de coleta de lixo, pelo que teria recebido propinas. Ceron foi solto e retomou o mandato depois de ser ouvido pelo Tribunal de Justiça d SC.

*Câmara de Vereadores de Blumenau já aprovou e virou lei. Agora, vereadores de Criciúma vão votar, também, projeto de lei permitindo que clubes de tiro (não confundir com clubes de caça e tiro) funcionem sem restrições de horários. Mas sempre respeitando a legislação local sobre acústica.

*A proposta se contrapõe a decreto do governo federal, com a anuência de Lula da Silva (PT), restringindo horários e até mesmo a localização destes clubes. Neste caso (localização) o argumento é de que quem legisla sobre o uso do solo é o município e não a União. É o que diz a Constituição. Mas deixa só o governador-geral Alexandre Moraes saber!

 

O PTB vira pó

Único deputado estadual eleito pelo nanico PTB em 2022- foi o 39º mais votado dos 40 eleitos, com 34.912 votos- o delegado de polícia Egídio Ferrari vai se filiar no MDB. E, com isso, pode viabilizar uma candidatura a prefeito de Blumenau em 2024, seu domicílio eleitoral e onde foi o mais votado em 2022 (mais de 22 mil votos). Superando, inclusive, dois candidatos locais também eleitos: Ivan Naatz (PL) e o ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSD). Em Blumenau o MDB governou por 20 anos seguidos, mas há 27 anos não elege um prefeito. Com a saída de Ferrari, o PTB, que não tem prefeitos, fica também sem representação na Assembleia Legislativa. E vai sumir do mapa.

 

VIA BRASIL

*Quem deve até R$ 5 mil pode aderir à primeira fase do programa “Desenrola Brasil” para equacionar o débito com credores, inclusive bancos. Recupera o crédito, porém, a dívida tem de ser quitada pelo acordo firmado. Ou seja, se comprar mais a prazo, não sai do buraco.

*Uma pesquisa da Federação Nacional dos Bancos divulgada na terça-feira (26) mostra que 605 das pessoas entrevistadas acham que chegam ao final de 2023 na mesma situação financeira que em 2022. Ou, pior ainda. Pelo impulso de consumo.

*Até outubro (ou antes) a Assembleia Legislativa deve aprovar projeto de lei do deputado Nilson Berlanda (PL/Chapecó) que obriga a secretaria estadual da Educação a divulgar a lista de espera por vagas. O deputado quer mais transparência no processo de preenchimento das vagas da rede estadual de ensino.

*Em (mais uma) visita a Blumenau o governador Jorginho Mello (PL) liberou R$ 150 milhões para 22 obras de infraestrutura tidas como prioritárias pelo prefeito Mario Hildebrandt (Podemos). E aqui no Vale do Itapocu, que Mello visitou uma única vez como governador, o projeto de duplicação da SC-108, com trecho de asfalto destruído entre Guaramirim e Massaranduba, já está criando bolor. Por aqui nem sombra do propagado “Estrada Boa”.

 

Plebiscito do aborto

Esse é um assunto que não pode ser simplesmente decidido por 11 juízes, com toda legitimidade que eles, porventura, tenham. É um assunto que precisa ser discutido neste parlamento e referendado pela população brasileira”. O discurso é do senador Rogério Marinho (PL-RN), apoiado por outros 45 senadores, defendendo um plebiscito para que a população decida se concorda ou não com a descriminalização do aborto até 12 meses de gestação. Marinho convocou a população para se manifestar nas ruas no dia 12 de outubro, consagrado à Nossa Senhora Aparecida e também festejado, no Brasil, como o Dia da Criança. Ministra Rosa Weber, presidente do STF e que está se aposentando compulsoriamente (75 anos) votou a favor. Mas, e menos mal, finalmente, enquanto que a CNBB se faz de surda, alguém reage contra o governo dos “supremos”. Que também atuam para descriminalizar as drogas ilícitas.

 

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x