Colunas

Política e Políticos – Secretários disputam prefeituras

Política e Políticos – Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

06/05/2024

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Três secretários estaduais e um adjunto do governador Jorginho Mello (PL) já decidiram concorrer a prefeito: Carmem Zanotto (Cidadania), da Saúde, em Lages; Ricardo Guidi (PL), Meio Ambiente, em Criciúma; Sargento Lima (PL), Segurança Pública, em Joinville. E o secretário adjunto de Portos, Robinson Coelho (PL) em Itajaí. Todos, obrigatoriamente, devem sair quatro meses antes da eleição.

 

pol

 

Um dos nomes vistos pelo PL como fatura liquidada é Carmem Zanotto, que em 2020 perdeu a disputa para o reeleito Antônio Ceron (PSD) por míseros 56 votos. Ceron foi um dos prefeitos presos e indiciados em inquérito por corrupção em contratos de coleta de lixo e serviços de água. O que deve pesar e muito a favor de Zanotto. No governo de Carlos Moisés, 13 secretários foram candidatos a deputado, mas só um se elegeu: Altair Silva (PP), Agricultura. Aliás, reeleito.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

CURTAS

 

 

*O jornalista e empresário Peeter Grando (PL) é o candidato a prefeito de Balneário Camboriú apontado pelo atual prefeito, Fabrício Oliveira (PL), também presidente do diretório municipal. Que seguiu o poder de escolha delegado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

 

*Em BC o partido vai de chapa pura, mas ainda não tem um vice para enfrentar Juliana Pavan (PSD), vereadora eleita pelo PSDB e filha de Leonel Pavan. Foi a 10ª mais votada em 2020 (994 votos) entre os 19 vereadores eleitos. O pai é candidato a prefeito da vizinha Camboriú.

 

 

*A chapa é abençoada pelo governador, Jorginho Mello. Mas o deputado estadual Carlos Humberto (PL), duas vezes vice-prefeito de Oliveira, não pretende recuar de candidatura a prefeito. E vai disputar na convenção do partido. Rachado, diga-se. É briga de cachorro grande!

 

 

*Também em Itajaí o PL vai de chapa pura. Com o ex-vereador e atual secretário adjunto de Portos, Aeroporto e Ferrovias, Robison Coelho. Vice é o vereador Rubens Angioletti (PL), dono de 4.186 votos em 2020, o dobro do segundo mais votado. Coelho foi candidato a prefeito em 2020 e fez 46.734 votos. Foi o segundo mais votado.

 

 

*A dupla Angioletti e Coelho é vista como a pedra no sapato do MDB, que em 2020 reelegeu Volnei Morastoni. Porém, sem “construir” um nome viável para a disputa de outubro. Obrigando o partido a importar um “estrangeiro”, no caso o deputado federal Carlos Chiodini, de Jaraguá do Sul, sempre com baixa votação em seu antigo domicílio eleitoral.

 

 

*Deputados estaduais seguem discutindo sobre o uso de celulares em sala de aula. A lei estadual de número 14.363, sancionada em 25 de janeiro de 2008 pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), originada em projeto de lei do ex-deputado Antônio Aguiar (PMDB) e ainda vigente, é clara. O artigo primeiro diz, sem margem a outra interpretação: “Fica proibido o uso de telefone celular nas salas de aula das escolas públicas e privadas em Santa Catarina”. E deu!

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

Conversas proibidas

 

 

Edison Alvanir Anjos de Oliveira Junior, juiz da Vara Criminal de Curitibanos, mandou soltar o ex-prefeito de Ponte Alta do Norte, Ari Alves Wolinger (PL), preso em janeiro acusado de corrupção em contratos de limpeza urbana. Wollinger renunciou em abril. Entre as medidas restritivas impostas pelo juiz, uma, salvo melhor juízo, é inédita: o ex-prefeito está proibido de falar com o governador Jorginho Mello (PL), do mesmo partido, assessores de secretários estaduais.

 

pol

 

A determinação causou constrangimento no Executivo. Em nota, Mello disse que a relação dele com o ex-prefeito é a mesma com todos os prefeitos catarinenses, de qualquer partido. E que após a prisão de Wollinger não manteve mais contato com ele.

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

VIA BRASIL

 

 

*Autoridades, se é que se pode chamar assim, andam voando pelos céus brasileiros a bordo de jatinhos da Força Aérea Brasileira abusivamente. Sem qualquer transparência, como no caso do Tribunal de Contas da União, onde transparência deveria ser uma religião.

 

 

*Mais sobre a (in) transparência não se sabe porque o ministro-presidente do TCU, Bruno Dantas, atropelando lei federal, determinou sigilo absoluto, alegando questões de segurança pessoal das autoridades. E segue o baile!

 

 

*A exemplo do Oeste, onde o PT tem forte reduto eleitoral, no Alto Vale do Itajaí quem ainda desponta, em termos de partido, é o MDB. Que terá candidatos a prefeito nos 28 municípios da região, onde já governa 14 prefeituras.

 

 

*Deputados federais e estaduais formam a comitiva do “Bora 15-Mobiliza MDB”, tentando salvar o patrimônio político de 96 prefeituras conquistadas em 2020. Florianópolis, Criciúma, Chapecó e São Miguel do Oeste serão sede, ainda em maio, de encontros regionais. Em junho, Joinville.

 

 

Os 190 anos do Parlamento

 

 

Hoje (7) e amanhã (8) Blumenau, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, será sede de sessões itinerantes da Assembleia Legislativa, com todo o seu staf e deputados com interesse direto na região, politicamente falando, em ano eleitoral. “Queremos ter esse contato direto com a população do interior, que dificilmente tem a oportunidade de estar nas dependências da Assembleia, em Florianópolis”, disse o presidente da Assembleia, Mauro de Nadal (MDB).

 

Poderia ser no Teatro Carlos Gomes (Centro), com auditório de mil lugares, mas será no Don Concept Hall, uma casa de eventos (cara) no caminho para Gaspar, onde deputados pretendem debater demandas regionais.

 

 

Política e Políticos – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x