Massaranduba

Mesmo com chuva, abertura da colheita do arroz de SC foi concorrida

Saiba mais:

19/01/2024

Mesmo com o mau tempo, a 6ª Abertura da Colheita do Arroz em Santa Catarina, realizada ontem, no Centro de Eventos de Massaranduba, reuniu mais de 1,5 mil pessoas que acompanharam as 13 estações temáticas instaladas dentro do arrozal, palestras e exposições, além de demonstrações de pulverização.

Mesmo com chuva, abertura da colheita do arroz de SC foi concorrida

O resultado foi considerado muito positivo, na avaliação dos organizadores, a Cooperativa Juriti, a BrazilRice, o Sindarroz-SC e a Ocesc. 

 

O governador Jorginho Mello prestigiou o evento, assim como os deputados Vicente Caropreso, Maurício Peixer e José Milton Scheffer, além dos senadores Jorge Seif (SC) e Jaime Maximino Bagattoli, de Rondônia, que é catarinense de Presidente Getúlio. 

 

O Centro de Eventos foi transformado numa mini Fecarroz. Prefeitos da microrregião, líderes cooperativistas, presidentes de empresas estaduais voltadas à agricultura, pecuária e pesca e lideranças do meio rural acompanharam a abertura da colheita do arroz, pela primeira vez realizada na região.

 

Em 2025 será no sul do Estado, novamente, organizado pela Associação Catarinense de Produtores de Sementes de Arroz – Acapsa.

 

Santa Catarina é o segundo maior produtor do Brasil, e o campeão em produtividade. Segundo dados da Epagri/Cepa publicados pelo Observatório Agro Catarinense, o Estado deve produzir 1.244.485 toneladas do grão na safra 2023/24 (aproximadamente 12% da produção nacional), com uma produtividade média de 8.541 Kg por hectare.

 

A área plantada será de 145.709 hectares. 

 

Mesmo com chuva, abertura da colheita do arroz de SC foi concorrida

Na safra 2022/23 a produção catarinense de arroz chegou a 1.264.922 toneladas, numa área plantada de 147.031 hectares.

 

 

A produtividade média ficou em 8.603 Kg por hectare. Esse foi um recorde de produção e produtividade, ou seja, a maior quantidade produzida e maior produtividade já registradas no Estado.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.

Notícias relacionadas

x