Cultura

Começa a reforma do Museu da Paz

Com a Ordem de Serviço em mãos, a empresa responsável pela reforma já está preparando o canteiro de obras

01/09/2022

O prefeito Jair Franzner, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Petry, e o representante da empresa Cubica Construções Rogério Silvano André, assinaram simbolicamente o documento que autoriza o início das obras de restauro e reforma do Museu da Paz, localizado na Avenida Getúlio Vargas, junto ao Centro Histórico Municipal.

A empresa jaraguaense venceu o Edital de Tomada de Preços 73/2022, com o valor de R$ 819.118,42, investimento que prevê a restauração e reforma da edificação de 455 metros quadrados tombada pelo Patrimônio Histórico, da cobertura de todo o espaço, pintura e execução de piso em concreto de 125 metros quadrados. O prazo para execução da obra é de 120 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, no entanto, a área já foi isolada nesta semana e os primeiros trabalhos internamente também já começaram.

Durante a reunião no Gabinete do Prefeito no começo da tarde desta quinta-feira (1), a secretária Natália Petry solicitou ao responsável pela empresa, que, caso seja possível execute a obra ainda este ano. “Como aquele espaço é utilizado pelos alunos do Bolsa Técnico Cultural, gostaríamos que eles retornassem às atividades de 2023 com todas as condições”, comentou. Durante o período de obras, os alunos do Bolsa Técnico Cultural terão suas atividades transferidas para a Unisociesc e para a Escola de Dança A2. O arquiteto acredita que o pedido será atendido.

Já o prefeito Jair Franzner reforçou o pedido e, ao mesmo tempo, solicitou à secretária para que providencie a sequência das obras nos demais equipamentos do Centro Histórico. Natália adiantou que já está em fase de elaboração de projeto a restauração do entorno do Mercado Público, e a etapa seguinte será o entorno da Biblioteca Municipal Rui Barbosa.

MUSEU DA PAZ

O Museu da Paz tem sua história vinculada a vários governos municipais. No fim da década de 1990 foi criado o Museu do Expedicionário que funcionava onde hoje é o terminal urbano da cidade. No início dos anos 2000, a temática esteve presente em uma sala do Museu Emílio da Silva.

Entre 2005 e 2008, a presidente da da Fundação Cultural, Natália Lúcia Petry, atendendo às reivindicações da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb), secção de Jaraguá do Sul, instalou o conjunto do acervo etnográfico no Centro Histórico, que passava por reformas.

Concluídas as instalações, em 10 de dezembro de 2008, ocorreu ato inaugural do Centro Histórico de Jaraguá do Sul e, desde então, o patrimônio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) passou a integrar o Museu da Paz. Lei municipal 5.438, de 10 de dezembro de 2009, ratificou o nome “Museu da Paz” para o espaço público, então vinculado à Fundação Cultural. A mesma lei definiu o objetivo do equipamento: apresentar ao público a história da participação do Brasil na II Guerra Mundial por meio da FEB, promovendo reflexão e construção de uma cultura de paz.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x