Estadual

Comitiva de Joinville busca exemplos de gestão em Jaraguá do Sul

Enquanto vereadores do Novo e do PSL sugerem a criação de um Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, o prefeito de Joinville veio conhecer como funciona a transparência municipal

23/04/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Comitiva de Joinville busca exemplos de gestão em Jaraguá do Sul

É um paradoxo. Enquanto vereadores do Novo (Rodrigo Livramento e Sirley Schapp) e do PSL (Jeferson Cardozo) sugerem a criação de um Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, o prefeito Antídio Lunelli e o vice Jair Franzner receberam esta semana uma comitiva de Joinville, liderada pelo prefeito Adriano Silva, único eleito pelo Novo no Brasil, em 2020, que entre outros assuntos veio conhecer como funciona a transparência e a gestão do governo municipal.

Leia mais

Foi a primeira visita oficial do prefeito Adriano a Jaraguá do Sul. Recentemente outras duas comitivas de Joinville vieram a Jaraguá do Sul em busca de detalhes sobre a gestão do convênio de trânsito existente aqui e sobre os serviços do Samae.

O contato com Lunelli foi para trocar ideias e saber sobre as experiências e ações de sucesso do município de Jaraguá do Sul, como por exemplo, a criação do Conselho Pró-Jaraguá, composto por empresários e representantes da sociedade civil. O prefeito da maior cidade de Santa Catarina confessou que a ideia de um Conselho como o Pró-Jaraguá “é fantástica” e sinalizou a possibilidade de implantar a iniciativa também em Joinville.

O secretário de Administração Argos José Burgardt, e o prefeito Antídio Lunelli também falaram sobre o B.I (Business Inteligence), painel que atualiza diariamente os dados das secretarias, com números de cada pasta de forma detalhada e em tempo real. Também sobre os processos da Central de Compras e Almoxarifado Central, que geraram economias e resultados na área administrativa.

Desburocratização e transparência fizeram parte da pauta bilateral

Além dos casos de sucesso de Jaraguá do Sul, o prefeito joinvilense Adriano Silva quis saber sobre questões administrativas internas mais pontuais e agilidade nas tramitações mais burocráticas. A vice-prefeita, Rejane Gambin, quis saber detalhes sobre o desenvolvimento das revistas de prestação de contas do município.

A chefe de Gabinete, Emanuela Wolff, explicou todo o processo e todos os cuidados que são observados a fim de garantir a maior transparência possível dos atos da Administração, de forma simples e objetiva.

“Já peguei todas as revistas da prestação de contas da Prefeitura de Jaraguá para ficar de exemplo para a minha equipe. É um ótimo trabalho”, ressaltou Adriano Silva.

A gestão do município em relação à pandemia também foi abordada no encontro. A equipe de Joinville quis saber sobre os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo dos meses e que fizeram de Jaraguá do Sul um dos municípios com o menor índice de óbitos, entre as cidades com mais de cem mil habitantes.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x