Variedades

Saiba como diminuir os efeitos do álcool no organismo

Nutricionista explica como diminuir os efeitos do álcool no organismo e faz alerta para o consumo de energéticos junto com bebidas alcóolicas. Entenda

12/02/2024

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Durante o Carnaval é comum os foliões beberem uma cerveja aqui, um drink com álcool ali durante a passagem de blocos de rua, desfiles de escolas de samba e trio elétrico.

Mas se você quer curtir todos os dias de festa e aprender como diminuir o efeito do álcool no organismoGisela Savioli, nutricionista clínica funcional e especialista em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSPUSP) e fitoterapeuta, traz um conselho precioso e muito simples: beba água.

Saiba como diminuir os efeitos do álcool no organismo

“Um dos problemas do consumo de álcool é que ele desidrata o corpo, por isso, é importante lembrar do seguinte: para cada dose de álcool, tomar um copo de água. E não adianta beber grandes quantidades de água de uma vez só. É ao longo do dia que a pessoa se hidrata”, alerta a especialista em alimentação.

 

Tomar um copo de água a cada dose de álcool, além de hidratar o corpo, também diminui a alta concentração do álcool no sangue e os efeitos negativos da bebida no organismo, que podem incluir dores de cabeça, inflamação no estômago e irritação no pâncreas.

Cuidado ao misturar bebida alcóolica com energéticos

 

Energético faz mal? Entenda como consumir a bebida — Foto: Reprodução/Unsplash

Energético faz mal? Entenda como consumir a bebida — Foto: Reprodução/Unsplash

 

 

Gisela Savioli ainda faz um alerta para o consumo de energéticos junto com bebidas alcóolicas durante o Carnaval, já que a prática também pode desidratar o corpo. Ao Receitas, ela lista os perigos:

“Cada latinha de energético tem cerca de 80 miligramas de cafeína. Assim, a pessoa acaba bebendo sem perceber os efeitos do álcool no seu corpo. Essas bebidas energéticas também possuem cerca de 27 gramas de açúcar por lata, o que equivale a 3 colheres de sopa.

Como o açúcar também é diurético, ele pode desidratar por osmose. O corpo vai precisar urinar mais para se livrar do excesso dessa substância.”

“Assim, para ter mais energia e aproveitar a folia bem hidratada, eu indico apostar no chá de hibisco, uma bebida que hidrata e energiza, mas que não contém cafeína. Além disso, outra dica interessante é levar com você um óleo essencial de alecrim, cujo aroma pode ajudar a revigorar e energizar o seu corpo.”

Fonte: receitas

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x