Brasil

De volta ao Brasil com cargo no Governo, Jean Wyllys chama Eduardo Leite de gay homofóbico

A gestão Lula (PT) extinguiu, nesta semana, o programa federal de fomento a escolas cívico-militares, uma bandeira do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

16/07/2023

O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) chamou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de “gay com homofobia” ao criticar a decisão do líder do executivo gaúcho de manter as escolas cívico-militares no estado.

“Que governadores héteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas um gay?”, questionou, em comentário no Twitter. Wyllys deverá ocupar um cargo na Secretaria de Comunicação do governo Lula .

O ex-deputado, que voltou ao Brasil quatro anos após deixar o país e desistir do seu terceiro mandato na Câmara em meio a ameaças, também disse que gays “com homofobia internalizada desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.

Leite rebateu afirmando que a manifestação do ex-deputado foi deprimente e cheia de preconceito. “Em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância”, disse. “Eu lamento a sua ignorância”, completou o presidente nacional do PSDB.

Poucas horas após a divulgação da extinção, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a criação de um programa estadual de escolas cívico-militares. Ele não detalhou como será a ação e quantas unidades devem recebê-lo. Outros governadores também anunciaram a manutenção dos programas.

Na quinta (13), Leite informou que pretende manter o programa estadual de escolas cívico-militares, que existe em paralelo à iniciativa do governo federal e tem a adesão de 18 unidades.

Wyllys mantém relação próxima com a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, que o recebeu em seu gabinete no Palácio do Planalto e publicou um vídeo nas redes sociais, no dia 6. Após a volta ao Brasil, Wyllys deve atuar na pasta comandada pelo ministro Paulo Pimenta na área de planejamento de comunicação.

 

SEGMENTOS LGBTQIA+ DO PARTIDO PRESTAM SOLIDARIEDADE

A Diversidade Tucana, ala do PSDB que trabalha em prol dos LGBTQIA+ e de outras minorias, emitiu nota de repúdio a Wyllys pelo que classificou como “colocações errôneas” e desserviço à causa.

O segmento partidário lamentou o caso e disse que o episódio mostra que a homofobia pode, algumas vezes, vir de dentro da própria comunidade. Para o grupo, o ex-deputado incitou discurso de ódio e homofobia contra Leite.

“Ressaltamos a importância de nos mantermos atualizados com o cenário político de nosso país, para evitar colocações errôneas, mas principalmente a importância de entender que ataques e preconceito não são, de forma alguma, o meio correto de iniciar qualquer diálogo sobre decisões de gestão.”

Ainda segundo a Diversidade Tucana, “as falas do ex-BBB e ex-deputado federal são um desserviço para um governo [o de Lula] que diz prezar pela união e reconstrução, e não o ódio, e com certeza, um desserviço à causa LGBTQIAP+, que precisa estar unida e buscar diálogo e políticas públicas”.

Os tucanos disseram ainda que o respeito a essa população ultrapassa barreiras pessoais e partidárias e, indiretamente, cobraram coerência do petista, declarando que a pacificação nacional exige que eventuais críticas se pautem por respeito e civilidade, para “fazer o que se prega”.

Támbém a Diversidade Tucana Municipal de São Paulo, presidida por Gabriella Bueno, divulgou um comunicado em solidariedade a Leite por causa do que considerou um ataque.

“É preocupante que a fala de Jean Wyllys sobre Eduardo Leite tenha aberto espaço para críticas e incitação de discursos de ódio e preconceito em diversos setores da sociedade. É lamentável quando o preconceito parte de pessoas que se consideram defensoras dos direitos humanos LGBTQIA+.”

Segundo o texto, respeito e a tolerância são fundamentais mesmo em meio a divergências políticas democráticas. O grupo prega “combater o preconceito em todas as suas formas, inclusive quando parte de pessoas que se dizem defensoras” dos próprios direitos.

 

Conteúdo publicado por Folha de São Paulo, Leia conteúdo completo em Folha de São Paulo

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x