Estadual

Devanir Danna é eleito para integrar o Com.It.Es

Com 671 votos recebidos, Devanir Danna foi o quarto mais bem votado para o do Comitê dos Italianos no Exterior para os próximos cinco anos

09/12/2021

Por

Devanir Danna é eleito para integrar o Com.It.Es

Divulgação

Com 671 votos recebidos, Devanir Danna foi o quarto mais bem votado para o do Comitê dos Italianos no Exterior para os próximos cinco anos na circunscrição Paraná e Santa Catarina. A chapa Italianitá in Movimento, à qual pertence, elegeu a maior parte dos membros. Da região, também disputou Alírio Valentini, de Guaramirim, da chapa Movimento Passione Italia. Teve 92 votos.

A eleição se deu por cartas recebidas no Consulado do Paraná e Santa Catarina – sede em Curitiba – até o dia 3 de dezembro, tendo direito ao voto os italianos natos e com cidadania italiana adquirida, devidamente habilitados. Dos 12 membros, 11 são de Santa Catarina e somente um do Paraná. O Estado precisa ser sede de Consulado, antiga reivindicação das comunidades italianas catarinenses.

O Com.It.Es PR/SC é o órgão de representação dos cidadãos italianos residentes nos dois Estados. O Comitê é o primeiro nível de representação das comunidades Italianas residentes no exterior, funcionando como um pequeno parlamento, órgão de consulta obrigatória em alguns assuntos e, principalmente, promotor de cidadania e iniciativas em favor da comunidade Italiana na circunscrição.

Tem um vínculo muito grande com a pátria-mãe por meio de ações que destacam a língua, cultura, eventos, negócios, turismo e formação profissional. Criados em 1985, os Comitês são órgãos eletivos que representam os quase 5 milhões de concidadãos no exterior, em seu relacionamento com Embaixadas e Consulados italianos.  Em todo o mundo funcionam 120 Comitês, dos quais 44 nas Américas e sete no Brasil. A chapa de Devanir Danna somou 2.117 votos e elegeu oito representantes, a chapa Movimento Passione Italia com 357 (elegeu um) e a chapa La Nostra Voce, 642 votos e três eleitos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x