Variedades

Doce de leite é pré-treino? Entenda pra quem o consumo é recomendado

Nutricionista explica o uso do doce de leite como pré-treino, seus benefícios, quem pode consumir e opções para substituição

13/11/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Doce de leite como recheio, cobertura de doces e sobremesas e pré-treino? Não, você não leu errado! O doce, feito a base de leite e açúcar, tem sido usado por atletas para trazer mais disposição e melhora no desempenho da atividade física.

Mas será que todo mundo pode usar o doce de leite como pré-treino? O Receitas conversou com a nutricionista e biomédica Camila Monteiro que explicou quais os benefícios, quem pode utilizar além das quantidades. Confira!

Doce de leite é pré-treino? Entenda pra quem o consumo é recomendado

Benefícios do doce de leite e como utilizar

 

Doce de leite na pressão — Foto: GNT

Doce de leite na pressão — Foto: GNT

“Ele é uma fonte de energia rápida e caiu literalmente na boca do povo como opção de pré-treino. Deve ser consumido uma hora antes do seu treino sozinho ou acompanhado com uma fruta, que vai manter essa agilidade na entrada, na absorção e na transformação da energia, como por exemplo uma banana”.

“A quantidade [para o consumo] é de 20 gramas, o que seria mais ou menos uma colher de sopa com 60 ou 70 calorias. Dessas calorias, temos 1,9 gramas de proteína, 11 gramas de carboidrato, e cerca de 1,7 de gordura”.

 

Quem pode utilizar?

 

“Em primeiro lugar, destaco o grupo dos atletas que têm treino forte, intenso e exaustivo e que controlam o tempo de descanso”.

Existe algum risco no seu consumo?

 

“Se você não é um atleta, é simplesmente um praticante de atividade física. Se você negocia o seu treino, vai um dia na academia, falta outros. Se não se dedica tanto, eu, como profissional, não acho uma boa opção de pré-treino”.

“Qual a intenção do doce de leite? Ele entra rápido, e você precisa gastar aquela fonte de energia. Se você não gasta, vai virar aquela gordurinha que você não quer de jeito nenhum”.

 

“Então, pense bem antes de optar por essa delícia. Avalie como está o seu treino. Fora o seu treino, é importante pensar na sua refeição 24 horas do seu dia. Você está se alimentando bem em qualidade dos alimentos? Está comendo a quantidade certa dos alimentos? Está se hidratando? Está com sono bom, de qualidade? Se isso tudo está adequado e o seu treino é forte, intenso, exaustivo e você controla o seu tempo de descanso, não vejo problema. Mas, se não é o caso, muito cuidado, porque esse doce de leite pode, sim, te engordar”.

Doce de leite é pré-treino? Entenda pra quem o consumo é recomendado

Existem outras opções de doces para pré-treino?

 

“A gente costuma indicar a rapadura, que tem a mesma proposta do doce de leite. Ela é indicada por ter essa agilidade, essa fonte de energia rápida antes do treino. Mas é o mesmo caso do doce de leite. Avalie o seu dia inteiro alimentar, o seu sono, se você está com estilo de vida adequado, se o seu treino está com essas características que eu abordei pra você ingerir o doce como fonte de energia”.

Fonte: Globo

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x