Economia

E-commerce: Como potencializar sua marca e aumentar vendas online

Para aumentar as vendas online é preciso ter um bom planejamento

30/08/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

E-commerce: Como potencializar sua marca e aumentar vendas online

Um e-commerce precisa buscar estratégias para aumentar vendas online se quer crescer no mercado.

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As formas para conseguir isso são estratégias eficazes e a implementação de melhorias contínuas.

Vale destacar que é essencial saber como posicionar seu produto online, pois isto ajudará o e-commerce a vender melhor. 

O e-commerce traz muitos benefícios para os consumidores, assim como oportunidades interessantes para as empresas.

Entretanto, é importante entender como gerir da melhor maneira possível a fim de estar preparado para oportunidades, evitar desorganizações e problemas futuros.

Quer então saber como potencializar marcas e aumentar vendas online?

Neste artigo, mostraremos pontos essenciais para um e-commerce que permitirá potencializar a marca e aumentar suas vendas online.

Por isso continue conosco para conferir tudo isso em detalhes!

1 Como aumentar vendas online?

Para aumentar as vendas online é preciso ter um bom planejamento. A partir dele, se obterá um melhor entendimento do nicho de mercado, analisar o comportamento do cliente e estar pronto para qualquer eventualidade. 

Dentre as estratégias para aumentar vendas online em um e-commerce, destaca-se alguns pontos, como: 

  • Plano estratégico;
  • Fluxo de vendas;
  • Ter um blog;
  • CO-Marketing;
  • Integração da gestão de marketing e vendas;
  • Monitoração dos resultados. 

Todos os pontos presentes na lista acima devem estar presentes em uma abordagem direcionada.

Confira nos próximos tópicos a seguir – algumas estratégias de – como gerar tráfego orgânico para seu e-commerce, de modo a potencializar a sua marca!

1.1 Integre sua Gestão de Marketing e Vendas

A gestão de Marketing e a gestão de vendas precisam atuar em conjunto em uma estratégia de marketing digital para permitir um processo sistematizado.

Ambos são componentes-chave de um funil de vendas que deve ser bem estruturado e consistente. 

Ao integrar essas duas frentes, deve-se compartilhar estratégias e metodologias que melhor apresentam resultados em atingir o público alvo.

É preciso que o discurso esteja alinhado para potencializar a comunicação e a abordagem passiva e ativa de prospecção e comunicação.

Através disso, se obtém uma expansão bem fundamentada da base de clientes de forma otimizada e um alto retorno sobre o investimento.

Confira algumas ações que podem ser feitas nesse sentido:

  • Time de marketing e vendas integrados (reuniões e treinamentos conjuntos);
  • Metas e planejamento em comum;
  • Banco de dados compartilhados;
  • Sistemas e plataformas que facilitem a integração de informações e ações.

Unir gestão de marketing e vendas é um processo que requer mudanças estruturais dentro de uma empresa.

Para isso, é necessário a adoção de novas ferramentas e o sistema de reavaliação e comunicação interna.

1.2 Crie um plano estratégico

Um bom plano estratégico de vendas pode guiar a equipe a um alto nível de desempenho que permitirá aumentar vendas online. Além disso, ele é responsável por direcionar com base na análise dos resultados obtidos que foram validados. 

1.2.1 Por que criar um plano estratégico?

Pergunte-se: para onde vão as empresas que não planejam? A falta de um plano de negócios e de um plano de vendas faz com que a empresa funcione sem rumo através do mercado repleto de concorrentes. Assim, a equipe de marketing estará sujeita a rotinas e atitudes vazias, o que não aumentarão as vendas online. 

1.2.2 Estabelecer cenários de vendas futuros

Geralmente há três cenários possíveis para metas de vendas: realista, otimista e pessimista. É interessante usar uma porcentagem de crescimento ou queda nas vendas do período anterior para obter uma previsão de vendas. 

1.2.3 Estabelecer metas 

A determinação das metas a curto, médio e longo prazo de vendas ajudará a definir a quantidade de produtos e serviços que a empresa planeja vender durante seu planejamento estratégico de vendas e as ações necessárias para atingir os objetivos estabelecidos.

1.3 Construa um fluxo de vendas

O fluxo de vendas é o processo que sua empresa utiliza para atrair clientes, criar interesse e persuadi-los a comprar, e aumentar vendas online.

Uma das melhores maneiras de conseguir isso é organizar seus esforços de vendas e marketing de forma em rotinas de trabalho padronizadas.

É recomendado criar papéis específicos para os vendedores e dividi-los em vendedores internos ou externos com diferentes metas e objetivos. 

Além disso, o fluxo de vendas está intimamente relacionado com o canal de vendas, o que envolve uma série de etapas como do funil de vendas.

Assim, uma boa equipe deve dominar bem o passo a passo do fluxo de vendas para garantir que todas as etapas do funil da empresa possam funcionar bem. Para isso, treinamentos recorrentes devem ser realizados para reforço e ajustes das etapas e suas estratégias.

Cada etapa do funil de vendas tem uma iniciativa relacionada que levará seus contatos (pessoas interessadas em seu produto/serviço) para a etapa de conversão e, como resultado, aumentar vendas online. 

1.4 Crie um blog

Criar um blog permite a disseminação do conhecimento e essa é uma ótima maneira de tornar sua empresa mais popular, além de aumentar a autoridade dela no ramo.

Dessa forma, os clientes de uma empresa então se deparam com um conteúdo instrucional que educa, ajuda a responder perguntas, resolver seus problemas.

1.4.1 Crie a necessidade do produto ou serviço

Aliás, isso permite também que o cliente perceba que seu produto ou serviço é mais positivo para ele do que ele pensava. Mesmo que o usuário não faça uma compra no início, é possível que isso aconteça em um próximo contato.

1.4.2 Conteúdo é rei

Outro ponto vantajoso do blog é que o Google indexa sites que possuem conteúdo possuem qualidade e periodicidade. Isto significa que é mais provável que sua empresa seja mais facilmente sugerida em motores de busca de forma orgânica e gratuita.

1.4.3 Reforço de autoridade da marca

Os blogs também aumentam a probabilidade de outros sites que se ligam diretamente ao site da empresa, o que também pode ajudar no melhor posicionamento.

As pessoas, inclusive, valorizam ter um forte relacionamento com as marcas com as quais estão familiarizadas, o que pode ajudar a aumentar vendas online.

Essas são algumas das maiores vantagens de um blog, que os usuários então podem interagir com os posts e fazer comentários, ou mesmo responder perguntas e realizar sugestões.

Dessa forma, uma empresa crescerá em credibilidade! 

1.5 Construa CO-Marketing com empresas do seu nicho

O co-marketing é quando mais de uma empresa tem o mesmo público alvo e elas trabalham em conjunto para fazer com que o público se sinta importante. O produto pode surgir em muitos formatos. Os formatos mais populares no mundo digital são Ebooks, Infográficos, Webinars e entrevistas.

Embora o co-marketing digital possa ser mais prevalente em empresas que oferecem serviços digitais, ele não se limita a esse nicho, o que é importante é a inovação que ajuda a aumentar vendas online.

E digamos que uma empresa de roupas está prestes a lançar uma nova coleção. Como pré-lançamento, outra empresa poderia lançar um e-book que inclui todos os modelos, opções e cores para trabalhar juntamente com a empresa de roupas para promover a nova coleção.

Aliás, esse é um bom exemplo que, embora seja simples, mostra o impacto imediato que as estratégias de co-marketing têm em sua base de leads e as oportunidades de negócios. 

Não apenas isso, o co-marketing tem muitos aspectos positivos, pois ambos os lados ganham: uma empresa pode ganhar novos leads e aumentar vendas online, e outra empresa pode receber mais pedidos para seus estoques, e ambos os lados recebem publicidade.

1.6 Monitore resultados

Medir os resultados é a melhor maneira de manter o crescimento das vendas. As empresas podem agora acessar todos os dados do Google Analytics.

Isto inclui dados de vendas, taxas de abandono, visualizações de páginas e outras informações que fornece uma base para fazer melhorias e mudanças.

E, como o lucro do e-commerce a cada ano cresce mais, para ilustrar isso o e-commerce brasileiro conseguiu um aumento de 73,88% em 2020 de acordo com o índice MCC-ENET.

Ou seja, isso mostra que todo tipo de empresa pode alcançar resultados satisfatórios com estratégias sólidas e boas práticas. 

2 Conclusão

Todo empresário que trabalha com e-commerce que quer aumentar vendas online deve saber que isso requer estratégia e planejamento.

Neste artigo, mostramos tudo o que é necessário potencializar a marca e aumentar vendas online.

E, claro, para obter os melhores resultados, preste atenção em cada um destes pontos que apresentamos e certifique-se de aplicá-los em seu e-commerce.

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Um abraço!

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