Esportes

Edital para placas de sinalização de cicloturismo poderá ser lançado em julho

Serão aproximadamente 480 placas, divididas em três modelos distintos, que irão auxiliar no direcionamento dos cicloturistas

16/06/2020

Por

Edital para placas de sinalização de cicloturismo poderá ser lançado em julho

O Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali) estão finalizando detalhes do edital para confecção e instalação de placas de cicloturismo. Serão aproximadamente 480 placas, divididas em três modelos distintos, que irão auxiliar no direcionamento dos cicloturistas. A pauta foi abordada na semana passada durante a reunião do Colegiado. O encontro reuniu representantes de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá.

Leia mais:

Conheça as aves românticas do Brasil

Aumenta o número de pacientes recuperados do novo coronavírus em Jaraguá do Sul

Gramofone de Werner Voit integra acervo do Museu em Jaraguá do Sul

Nos dias 17 e 18 de junho, um grupo formado pelas instituições envolvidas percorrerá o trajeto para concluir impressões, que servirão para o embasamento do edital. Por meio de emenda do deputado Vicente Caropreso, foram destinados R$ 100 mil para viabilizar o investimento. A previsão é que o edital seja lançado em julho. As próximas etapas serão a capacitação e a divulgação dos trajetos como atrativos ecoturísticos.

Dois circuitos de aproximadamente 250 quilômetros cada um fazem parte do projeto. O levantamento técnico foi elaborado por uma empresa especializada em mapeamento de circuitos esportivos. A Prefeitura de Jaraguá do Sul investiu inicialmente cerca de R$ 30 mil no projeto. O Circuito de Cicloturismo do Vale dos Encantos – Rota Serra prevê que seja percorrido em cinco dias, pelos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder, passando por Pomerode. 

Serão três modelos de placas.

Lançamento do Circuito Cicloturístico aconteceu em agosto

Jaraguá do Sul – No dia 10 de agosto de 2019 foi lançado no Parque Municipal de Eventos, durante a realização da segunda edição do Jaraguá MIX, o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos – Rota Serra. A iniciativa é da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, juntamente com o Colegiado de Turismo da Amvali.

O trajeto do Circuito Vale dos Encantos soma 250 quilômetros, previstos para serem percorridos em cinco dias, passando pelos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder. Vale lembrar que o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos começou a ser desenhado em novembro de 2017.

O Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos tem duas rotas: Serra e Mar, contemplando todas as cidades da microrregião. Na Rota Serra estão inseridos Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder e na Rota Mar – Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim e Jaraguá do Sul.

A Rota Serra pode ser cumprida entre quatro e sete dias. São 250 km e 1.411 metros de altimetria, considerado de desafio e dificuldade média. A sugestão dos dias são: Jaraguá-Schroeder, Schroeder-Guaramirim, Guaramirim-Massaranduba, Massaranduba-Parque Malwee, Parque Malwee-Corupá, Corupá-Parque das Águas e Parque das Águas-Jaraguá do Sul.

                                                                   

 

Rotas oferecem opções únicas de desafios fora do Circuito

Jaraguá do Sul – A Rota Mar, ainda não está finalizada, mas será tão importante quanto a Rota Serra, como opção aos cicloturistas. O Circuito Vale dos Encantos conta com diferenciais que outras rotas no Brasil não dispõem, que são desafios de subidas para aqueles que queiram se aventurar.

São eles o do Morro das Antenas (Boa Vista), Ribeirão Manso (Jaraguá/Campo Alegre), Rio do Júlio (Schroeder/Joinville), Morro do Garrafão (Corupá), Morro Santo Anjo (Massaranduba) e a Boca da Barra, em Barra Velha.

Notícias relacionadas

x