Jaraguá do Sul

Editorial – Pontes da nossa história

Especial — Jaraguá do Sul 147 anos

24/07/2023

Nesta terça-feira (25), Jaraguá do Sul celebra seus 147 anos de emancipação. Para marcar uma data tão importante, a Prefeitura organizou uma belíssima programação artística-cultural, com opções e atrações para todos os gostos, públicos e idades.

 

O ponto alto da festa ocorreu na noite de ontem, segunda-feira (24). A partir das 17 horas, a Arena Jaraguá ficou lotada para o show do sertanejo Michel Teló, com participação especial do guaramirense Gustavo Bardim.

 

Hoje (25), a festa continua, a partir das 14h30, com desfile festivo, bolo do Núcleo das Panificadoras da Acijs e show de aniversário com Banda In Natura e Os Montanari.

 

A programação segue no próximo fim de semana, dias 27 a 30, na Scar, com o Festival de Violão e o Femusckinho; evento pelo dia do motociclista no Moto Clube Cano Quente; 10º Night Race, na Via Verde; e Na quadra com os craques, dia 30, na Arena Jaraguá do Sul. E termina no dia 7 de agosto, com a inauguração do Centro Cultural e Espaço Multiuso Ângelo Moretti, onde funcionava a escola inaugurada em 1922, no Ribeirão Grande do Norte.

 

Todos os anos, o Jornal do Vale do Itapocu realiza uma edição especial para comemorar o aniversário de Jaraguá do Sul com seus leitores. Mais que recontar a história da cidade, as edições especiais são pensadas para preservar a memória oral e escrita e, sobretudo, mantê-la viva entre nossos habitantes.

 

Neste ano, não será diferente. Vamos recontar a história da nossa cidade, da emancipação até aqui, mas sob o novo prisma: as pontes de Jaraguá do Sul. Quanta história, quanto significado cada uma dessas estruturas carrega?

 

À primeira vista, parece que servem apenas para encurtar distâncias, mas, a bem da verdade é que cada estrutura dessas, seja de concreto armado, de metal ou até madeira, representa crescimento, desenvolvimento e, claro, progresso. Cada uma delas ainda carrega mais, carrega um nome, uma memória, uma homenagem a algum homem ou mulher, filhos ou não de Jaraguá do Sul, pelos feitos e contribuições em prol do nosso município.

 

E nada melhor do que começar contando a história da primeira ponte construída em Jaraguá do Sul e que, para nós, do Jornal do Vale do Itapocu, tem um significado ainda maior. A Ponte Abdon Batista é reflexo do trabalho árduo de nossos antepassados que, assim como fazemos hoje, tendo as palavras como matéria-prima, já nas primeiras décadas  contribuíam com o crescimento da nossa cidade.

 

Confira a história de algumas pontes que fazem Jaraguá do Sul ser o que é:

Ponte Abdon Batista: A primeira

Futura ponte da Contemplação –

Do pilar sobrevivente a Ponte de Contemplação Eggon João da Silva

Ponte da Procópio – Tavares Sobrinho

Ponte Walter Breithaupt – “A ponte Rosa”

Ponte do Curtume (Ottíllia Schmitt)

Ponte Alberto Bauer e Ponte da Menegotti

Ponte do Trabalhador – Antônio Ribeiro e Ponte da Apae – Marly Freihsler Baumer

Pontes que ligam as regiões centrais da cidade

Ponte Desembargador Mario Rau e Ponte Mário Cammillo Demarchi 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x