Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Pontes que ligam as regiões centrais da cidade
Tem-se ainda a Ponte Expedicionário Carlos Frederico Vasel, sobre o Rio Jaraguá, ligando o Centro ao Bairro Vila Nova.
24/07/2023
Jaraguá do Sul, ao longo dos seus 147 anos, ainda foi presenteada com a Ponte Olavo Marquardt, inaugurada em 1992, entre os bairros Centro e Vila Baependi, pelas Ruas Walter Picoli e Reinoldo Rau; Ponte Maria Moser Grubba (também chamada “Ponte do Kohlbach), cujas obras começaram em abril de 1989, denominada em homenagem à comerciante e mãe de Waldemar Grubba, ex-prefeito de Jaraguá do Sul. Ponte João Franzner (chamada “Ponte da Argi”), inaugurada em dezembro de 1985. E as Pontes João José Vailatti e Maria Cristina Dias Vailatti (chamada “Ponte do Madri”), ambas inauguradas na década de 1990, entre os bairros Vila Nova, Centro e Jaraguá Esquerdo.
Tem-se ainda a Ponte Expedicionário Carlos Frederico Vasel, sobre o Rio Jaraguá, ligando o Centro ao Bairro Vila Nova. Foi inaugurada em 1996, em festa durante as comemorações pelo aniversário de 120 anos de Jaraguá do Sul, trazendo alívio para os motoristas que precisavam trafegar entre os bairros. Homenageou um dos reservistas de Jaraguá do Sul convocados pelo Ministério da Guerra, em 1937, para integrar a Força Expedicionária Brasileira contra o “Eixo” formado pela Alemanha, Itália e Japão.
Quem foi Expedicionário Carlos Frederico Vasel?
Filho de Curt Vasel, Frederico participou da famosa conquista de Monte Castelo, batalha travada ao final da Segunda Guerra Mundial, durante três meses, que culminou com a derrota das forças alemãs e vitória dos expedicionários brasileiros. Retornou a Jaraguá do Sul em outubro de 1945. Hoje, tem sua história contada ao lado dos demais pracinhas da região no Museu da Paz, localizado na antiga estação ferroviária do município. Um importante espaço de memória que nos faz refletir sobre os horrores da guerra e que honra a dedicação dos filhos da nossa terra naquele conflito, em busca da paz.
Confira a história de algumas pontes que fazem Jaraguá do Sul ser o que é:
Ponte Abdon Batista: A primeira
Futura ponte da Contemplação –
Do pilar sobrevivente a Ponte de Contemplação Eggon João da Silva
Ponte da Procópio – Tavares Sobrinho
Ponte Walter Breithaupt – “A ponte Rosa”
Ponte do Curtume (Ottíllia Schmitt)
Ponte Alberto Bauer e Ponte da Menegotti
Ponte do Trabalhador – Antônio Ribeiro e Ponte da Apae – Marly Freihsler Baumer
Pontes que ligam as regiões centrais da cidade
Ponte Desembargador Mario Rau e Ponte Mário Cammillo Demarchi
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital