Colunas

Educação transformadora, possibilidades na vida!

Nesse 21 de abril, trago uma conversa com a professora Janaina Lueders, que nos conta sobre sua trajetória como educadora e o fantástico mundo da Educação de Jovens e Adultos, e os sonhos que possibilita.

21/04/2021

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Educação transformadora, possibilidades na vida!

21 de abril, a busca por melhorar a vida continua!

Em nossa conversa de hoje, podemos fazer uma conexão da inconfidência mineira, uma luta por melhorias na vida das pessoas, naquele momento, com as possibilidades e oportunidades de melhoria na vida das pessoas que a Educação de Jovens e Adultos proporcionam. Esse mundo de realizações você vai conhecer lendo nosso bate-papo de hoje.

Quem é a Professora Janaina?

Sou Janaina Lueders, natural de Pomerode, Pedagoga, Mestra em Educação, Pesquisadora na área de metodologias ativas, tecnologias digitais e Educação a Distância, especialista em Gestão escolar,  Educação a Distância – Gestão e tutoria, produtora de conteúdos na área da Pedagogia, mãe de dois meninos e uma pessoa que acredita que a educação é o caminho para mudar o mundo e as pessoas.

Porque Professora?

Sempre quis ser professora, lembro que na pré-escola minha vontade se tornou mais forte porque a professora nos ensinava com tanta paixão, com cartazes tão coloridos, que sonhava ser como ela, meus caminhos percorreram outros espaços, outras áreas e após 15 anos na indústria migrei totalmente para a educação.

Como começou?

Há 21 anos iniciei minha jornada no Ensino Fundamental e médio, depois Educação Infantil, Ensino Profissionalizante e finalmente em 2010 encontrei meu lugar na Educação de Jovens e Adultos no SESI – Serviço Social da Indústria em Jaraguá do Sul. Lembro que ser um universo totalmente novo para mim, nunca ouvira falar da EJA no SESI, mas aprendi muito por aqui, aprendo a cada dia, com os alunos, com os professores, com as mudanças de metodologia, de sistemas e de espaços.

Qual significado da EJA para você?

A EJA é o que me define como educadora, é o meu lugar, é onde aprendo diariamente que nunca é tarde para recomeçar, para voltar e realizar sonhos. É onde temos a possibilidade de melhorar a vida das pessoas que há tempos deixaram de estudar, por diferentes motivos e é aonde também aprendemos que o termo “não estudou porque não quis” nem sempre é verdadeiro.

Como caracterizar a EJA?

Uma das características da EJA é a flexibilidade, então ela pode acontecer em espaços na indústria ou em um dos espaços das nossas escolas, com horários conforme a necessidade dos estudantes, tendo em vista a característica do aluno de EJA, que trabalha, tem família e estuda em simultâneo. E também deve garantir um ensino de qualidade, com estratégias pedagógicas diferenciadas que proporcionam uma aprendizagem significativa.

Como funciona a Educação de Jovens e Adultos? 

A EJA EaD do SESI, tem 80% de sua carga horária a distância, com interação em plataforma virtual e 20% presencial, com encontros semanais para aprofundar o assunto estudado, tirar dúvidas, fazer atividades, encontrar com os colegas de turma e realizar a troca das ricas experiências dos nossos estudantes, além do Ensino Médio o aluno também faz uma qualificação profissional pelo SENAI, totalmente gratuita para o trabalhador da indústria. Costumo dizer que a EJA é a porta de entrada para qualificações posteriores, é o caminho para outros níveis e outras aprendizagens.

Conte algo que te marcou nesse trabalho

Tenho vários fatos marcantes na minha jornada pela Educação de Jovens e Adultos, mas, em especial duas passagens são inesquecíveis: Uma aluna, no dia de sua formatura, agradeceu à nossa instituição pelo acolhimento, por compreender suas faltas, por proporcionar recuperações sempre que precisou, mas que o mais importante para ela foi o olhar que tivemos para suas dificuldades, o ouvir, o acolher quando ela estava prestes a desistir por problemas de saúde na família. Não a deixamos desistir, várias vezes entrei em contato para ajustar horários, dias, avaliações, trabalhos, saber como estava, enfim, compreender como podia ajudar para que ela concluísse o Ensino Médio.

Qual significado da formatura?

A formatura é um momento muito especial, nesses 10 anos de EJA formamos muitas pessoas, mas cada cerimônia é única, é emocionante, é gratificante e me motiva a fazer sempre mais, querer sempre mais e principalmente, compreender que a qualidade nessa modalidade de ensino deve ser garantida, pois, é a esperança de dias melhores para nossos alunos, é a possibilidade de cursar um Ensino superior ou um curso profissionalizante trazendo novos olhares e perspectivas aos nossos estudantes.

Hoje, a professora Janaina está em qual função?

Atualmente estou Coordenadora Pedagógica e de Qualidade Educacional do SESI e SENAI do Vale do Itapocu e Planalto Norte, onde atuo desde a Educação Infantil até a Educação Profissional, me trazendo muitas conquistas e aprendizagens diárias.

 

Notícias relacionadas

x