Variedades

Encanador encontra ‘alien’ morando em casa durante conserto; biólogo explica

Steve Ratcliffe descreveu a cena como parecendo “sair de um filme de ficção científica

18/11/2022

Um encanador britânico tomou um verdadeiro susto quando foi chamado para arrumar um banheiro entupido no País de Gales. Dentro do encanamento, ele encontrou um enorme volume. Nele, algo desconhecido, que definiu como “semelhante a um alienígena”. A descoberta deixou especialistas perplexos.

Ratcliffe disse que o cliente morava em uma fazenda de gado. Em vez de depender de um fornecedor público de água, a propriedade recebia água de uma bomba subterrânea por meio de um furo.

“O cliente teve anos de problemas de sumidouro intermitente e problemas de aterramento… provavelmente devido à idade do sistema, já que não está na rede de drenagem”, disse Ratcliffe ao jornal inglês “Newsweek” .

Ainda segundo o Newsweek, o encanador diz que não sabe precisar exatamente quanto tempo o “bicho” estava no local. O banheiro, segundo ele, tinha aproximadamente 10 anos.

Foi então que ele postou fotos do crescimento “alienígena” no reddit. Por lá, recebeu milhares de comentários especulando o que poderia ser sua descoberta.

“É apenas um fungo maluco que encontrou um lugar superideal para crescer… escuro, úmido, talvez um pouco anaeróbico e uma fonte de alimento”, disse um usuário.

 

Afinal, o que era?

O jornal buscou respostas para as dúvidas. Segundo Angel Medina Vaya, biólogo professor de micologia aplicada na Universidade de Cranfield, é difícil identificar algo assim usando apenas uma imagem. No entanto, fez uma explicação interessante.

“Os fungos ficam muito felizes em ambientes onde há matéria orgânica e alta umidade. Por isso, um banheiro que não dá descarga há muito tempo pode ser o melhor lugar. Os fungos são organismos incríveis capazes de crescer nas condições mais extremas, quando nenhuma planta ou bactéria seria capaz de sobreviver, e aqui você parece ter um exemplo muito bom”, disse Vaya.

Já Hans-Curt Flemming, professor emérito da Universidade de Duisburg-Essen e especialista em biofilmes, disse que o lodo sinistro pode realmente ser um biofilme (colônia de células).

“O fenômeno é provavelmente um fungo, não um alienígena. É [provavelmente] um biofilme formado principalmente por fungos, mas também habitado por bactérias”, explica.

Felizmente, ele não achou que o crescimento representasse nenhum risco significativo à saúde.

“Como fica no sistema de drenagem, não representa nenhuma ameaça à saúde. Não é venenoso, mas o consumo não é sugerido”, diz.

Seja o que for, deixou alguns usuários do Reddit horrorizados. “Quem é o dono desse banheiro precisa de um exorcismo”, disse um usuário.

 

Conteúdo publicado por SCC10

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x