Massaranduba

Festa do “pavarui pavarelli” é realizada no 2º Braço e em Luiz Alves

Saiba mais:

09/01/2024

Um acontecimento singular na região alta de Massaranduba, simples, bonito que fortalece a religiosidade e a cultura italiana, antiga tradição trazida pelos imigrantes italianos que vieram para o Vale do Rio Luiz Alves, foi revivido na sexta-feira, 5 de janeiro, no 2º Braço do Norte.

Festa do “pavarui pavarelli” é realizada no 2º Braço e em Luiz Alves

É o “pavarui pavarelli”, expressão que é bradada durante a procissão das tochas (sfrasele) feitas com lenha ou taquara, organizada pela comunidade da centenária capela Nossa Senhora da Saúde, sendo ao final depositadas na fogueira, ao lado do cemitério, com as bênçãos do sacerdote.

 

Em seguida foi celebrada a missa, com representação dos Reis Magos e da Sagrada Família. Conta a tradição que a procissão das tochas é para iluminar o caminho dos Reis Magos para visitar o Menino Jesus, Maria e José.

 

É um evento da tradição religiosa trazida das montanhas de Belluno, onde ainda hoje é realizado, mas de um modo um pouco diferente em razão de que, neste período, é de muita neve. Lá são feitas pequenas fogueiras sobre a neve, onde o bordão “pavarui” também é ecoada sob temperaturas negativas. Na Itália é inverno.

Festa do “pavarui pavarelli” é realizada no 2º Braço e em Luiz Alves

 

LUIZ ALVES – Na terra onde desembarcaram os imigrantes italianos e de outras nacionalidades, realizou em 2024 o Primo Pavarui Pavarelli, de Luiz Alves, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Ribeirão do Padre, no dia 5 de janeiro. Às 19h30min foi celebrada a santa missa dedicada ao beato João Paulo I e, às 20h30min, a procissão do “pavarui pavarelli”, seguida de confraternização.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x