Variedades

FIGOS: NÃO SÃO FRUTOS. SABIA?

Um figo não é uma fruta qualquer. Na verdade, nem é uma fruta. Estritamente os figos são flores invertidas. As figueiras não florescem da mesma forma que outras árvores de fruto fazem como amendoeiras ou cerejeiras. Os figos têm uma história muito curiosa.

07/02/2024

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Um figo não é uma fruta qualquer. Na verdade, nem é uma fruta. Estritamente os figos são flores invertidas.

As figueiras não florescem da mesma forma que outras árvores de fruto fazem como amendoeiras ou cerejeiras. Os figos têm uma história muito curiosa.

figo
Em primeiro lugar tecnicamente não são uma fruta, mas sim uma infrutescência (um conjunto de frutos). E em segundo que eles precisam de uma vespa sacrificada para se reproduzir, inseto que morre dentro da infrutescência.
Em palavras simples são uma espécie de flores invertidas que florescem dentro desse grande casulo escuro com tons avermelhado que conhecemos como figo.
Cada flor produz um único fruto de casca rija e uma única semente chamada ′′ aquênio “. É formado por vários aquênios, o que lhe dão essa textura crocante tão característica.
Portanto, quando comemos a infrutescência, estamos comendo centenas de frutos. Mas o mais incrível o processo de polinização especial que as flores precisam para se reproduzir.
Elas não podem depender de que o vento ou as abelhas os façam chegar o pólen como outros frutos por isso precisam de uma espécie conhecida como vespas dos figos.
Esses insetos transportam seu material genético e permitem sua reprodução. Por seu lado, as vespas não poderiam viver sem os figos, pois depositam suas larvas no interior da fruta.
Este relacionamento é conhecido como simbiose ou mutualismo.
Atualmente, a grande maioria dos produtores deste fruto não precisa mais do trabalho das vespas. A maioria das variedades de figo de consumo humano são partenogenéticas. Isso significa que eles sempre dão fruto na ausência de polinizador.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x