Esportes

Futebol: Grêmio bate o Goiás de virada no Brasileirão

Fortaleza vence Bragantino no interior paulista e Athletico-PR sai na frente, mas Cruzeiro empata no fim

30/11/2023

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Futebol: Grêmio bate o Goiás de virada no Brasileirão

Foto: Grêmio/Divulgação

Em duelo de extremos na tabela, o Grêmio venceu o Goiás por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira (30), na Arena, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. Morelli abriu o placar no primeiro tempo, dando um fio de esperança ao Esmeraldino, que ainda teria chance de permanência na elite. Na etapa final, porém, Ferreira e Cristaldo marcaram num espaço de seis minutos e viraram o marcador. O resultado mantém o time gaúcho colado no pelotão da frente, enquanto os goianos jogarão a Série B em 2024. O Grêmio se mantém em quinto lugar, mas aparece apenas um ponto atrás de três equipes (Flamengo, Atlético-MG e Botafogo).

A diferença para o líder Palmeiras é de quatro pontos, com chances remotas de título. Já o Goiás, 18º colocado, segue com 35 pontos, e está matematicamente rebaixado, pela quarta vez na era dos pontos corridos. Após três anos, o Grêmio está de volta à Conmebol Libertadores. O Tricolor não tem mais como deixar a zona de classificação ao torneio continental em 2024. Será a 22ª participação na história. Resta saber se entrará direto na fase de grupos ou se terá que passar pela prévia, como aconteceu na última vez que disputou a competição, em 2021.

Bragança Paulista

Após dez partidas sem vencer, o Fortaleza se reencontrou com a vitória na noite desta quinta-feira (30). O triunfo foi por 2 a 1, sobre o Red Bull Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada do Brasileirão. O Massa Bruta aumenta para cinco jogos o jejum de vitórias, mas, mesmo com a derrota, garantiu a classificação na pré-Libertadores com o empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e Athletico-PR.

Pikachu abriu o placar para o Fortaleza aos 13 minutos do primeiro tempo, após boa jogada de Calebe. O segundo gol do Tricolor foi marcado por Calebe, aos 22 minutos. Ainda na etapa inicial, aos 48, o Bragantino descontou com Eduardo Sasha, que desviou um chute de Eric Ramires.

No segundo tempo do jogo, o meia Eric Ramires e o atacante Alerrandro, ambos do Bragantino, foram expulsos. As duas expulsões foram após o árbitro de vídeo chamar o árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim para checar os lances na cabine de vídeo. Ramires foi expulso por dar um pisão em Pedro Augusto na beira do gramado. Alerrandro recebeu o vermelho por dar um chute por trás em Brítez.

Com a vitória, o Fortaleza sobe para a 11ª colocação, com 48 pontos. O Bragantino segue em sexto, com 59. O time está garantido na pré-Libertadores porque o Athletico-PR, oitavo colocado com 53 pontos e três vitórias a menos, não consegue mais ultrapassar o Massa Bruta nas duas rodadas seguintes. O Fluminense, sétimo colocado, já está garantido na Libertadores por ter vencido a edição deste ano.

No Mineirão

Teve lei do ex, teve pênalti perdido, teve gol no fim, só não teve time satisfeito com o resultado final. Cruzeiro e Athletico-PR empataram em 1 a 1, na noite desta quarta-feira (30) no Mineirão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vitor Roque, ex-atacante do time mineiro, abriu o placar para a equipe rubro-negra.

O Cruzeiro desperdiçou várias chances de gol durante a partida e ainda teve um pênalti a favor, que foi defendido pelo goleiro Bento. No fim, Matheus Pereira deixou tudo igual. O resultado acabou com a esperança do Furacão de disputar a Libertadores 2024. O Cruzeiro vai para as últimas rodadas precisando pontuar a fim de assegurar a permanência na Série A.

Com o resultado, o Athletico-PR aparece em 8º lugar, com 53 pontos depois de 36 jogos disputados no Brasileirão. O Cruzeiro surge na 14ª posição, com 45 pontos, quatro a mais que o Bahia, 17º colocado e primeiro time da zona de rebaixamento. Cada equipe ainda vai disputar mais duas partidas até o fim da competição.

Saiba mais: Futebol: Filipe Luís anuncia aposentadoria e receberá homenagens em Flamengo x Cuiabá

Futebol: Filipe Luís anuncia aposentadoria e receberá homenagens em Flamengo x Cuiabá

Filipe Luís com a taça da Libertadores. | Foto: Libertadores/Divulgação

Saiba mais: Futsal: Os ingressos estão à venda para a final do estadual

Futsal: Os ingressos estão à venda para a final do estadual

Foto: Paulinho Sauer/Jaraguá Futsal

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x