Esportes

Futebol: Palmeiras vence o América-MG e abre vantagem na liderança do Brasileirão

Botafogo marca nos acréscimos, mas sofre empate do Coritiba no último lance; Flamengo perde do Atlético-MG e mais detalhes dos outros três jogos

30/11/2023

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Futebol: Palmeiras vence o América-MG e abre vantagem na liderança do Brasileirão

Foto: Palmeiras/Divulgação

O Palmeiras goleou o América-MG por 4 a 0 nesta quarta-feira (29), no Allianz Parque, e abriu vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro de futebol. Embalado por mais uma atuação importante de Endrick, o Verdão dominou o confronto e bateu o Coelho com gols do jovem atacante e um contra de Eder, no primeiro tempo, e com dois de Flaco López na segunda etapa.

A dois jogos do término da competição, a equipe palmeirense agora tem a possibilidade de definir a conquista do bicampeonato seguido no domingo (3). O Palmeiras agora soma 66 pontos e tem três de vantagem para Botafogo, Atlético-MG e Flamengo, que estão empatados com 63 pontos. O Verdão garante o título se terminar a rodada com quatro pontos de vantagem para o vice-líder, o América-MG continua na lanterna com 21 pontos.

Em Curitiba

Coritiba e Botafogo empataram por 1 a 1 em um jogo com final alucinante no Estádio Couto Pereira. O time carioca chegou ao seu gol aos 51 minutos do segundo tempo, de pênalti, com Tiquinho Soares. Parecia que seria o gol da vitória, que deixaria o Alvinegro a um ponto do líder Palmeiras. Porém, na saída de bola, o Coxa empatou com Edu, aos 53, no último lance do jogo.

Por dois minutos, logo depois do gol de Tiquinho nos acréscimos, o Botafogo se viu a apenas um ponto do Palmeiras, mas tudo se desfez quando Edu empatou o jogo. Com o resultado, o Alvinegro ficou na segunda posição, com 63 pontos, três a menos que o líder. O destino do Coxa no campeonato já está definido com o rebaixamento, mas o empate deixa a equipe com 30 pontos, no penúltimo lugar.

No Rio de Janeiro

Com grande atuação, o Atlético-MG bateu o Flamengo por 3 a 0, no Estádio Maracanã, nesta quarta-feira (29), e ultrapassou o rival na disputa pelo título do Brasileirão. Com gols de Paulinho, Edenílson e Rubens, o Galo venceu e chegou aos 63 pontos. Tudo embolado no G4! Com a vitória, o Atlético-MG igualou-se à pontuação do Flamengo e ultrapassou o rival na luta pelo título da competição pelo critério de saldo de gols.

Baixada santista

O atual campeão da Conmebol Libertadores teve um treino de luxo nesta quarta-feira (29): de olho no Mundial de Clubes, em dezembro, o Fluminense escalou titulares, venceu o Santos por 3 a 0 na Vila Belmiro e complicou o rival na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, já em sua 36ª rodada.

O Fluminense teve quase 70% de posse de bola no duelo, chegou à vitória com gols de Martinelli, Arias e Cano e está confortável na tabela; o Peixe, por sua vez, foi completamente dominado e não esteve no seu dia.

O risco de queda ainda é grande a duas rodadas do fim. A vitória leva o Fluminense aos 56 pontos, em sétimo lugar na tabela. O Santos permanece com 43 e fica a dois do Bahia, que perdeu do São Paulo e abre o Z4 com 41 pontos.

Mato Grosso

O Inter, enfim, conheceu a primeira vitória na Arena Pantanal. Na noite desta quarta-feira (29), o Colorado aplicou 2 a 0 no Cuiabá. Os gols da partida saíram no segundo tempo. Aos seis minutos, Enner Valencia recebeu lançamento de Wanderson e chutou por cima de Walter. No fim, aos 43, Mauricio cruzou para Pedro Henrique garantir os três pontos.

Com o resultado, o Colorado ainda acabou com as chances de rebaixamento, já que tem sete a mais que o Vasco, 17º e primeiro do Z4 (49 a 42), e está virtualmente classificado à Sul-Americana. O Santos, 15º com 43, tem saldo -21, enquanto o dos gaúchos é de –2. Com o resultado, o Cuiabá soma 48 pontos e está em 11º lugar no Brasileirão. O Inter tem 49 e ocupa o 10º.

Capital baiana

Com um gol de Caio Paulista nos acréscimos, o São Paulo venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (29), na Fonte Nova, em Salvador, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e conquistou sua primeira vitória como visitante na competição deste ano.

De quebra, o time paulista afastou qualquer risco de rebaixamento. Situação bem diferente da do Bahia, o time de Rogério Ceni continua no Z4 e precisa reagir na reta final para seguir na Série A na próxima temporada.

A vitória coloca o São Paulo na nona colocação, com 50 pontos e longe de qualquer risco de Z4 na reta final do Brasileirão. O Bahia, por sua vez, continua com apenas 41 pontos e na zona de rebaixamento.

Saiba mais: Futebol: “A vida não volta”, desabafa Neto sete anos após o acidente aéreo da Chape

Futebol: "A vida não volta", desabafa Neto sete anos após o acidente aéreo da Chape

Foto: Andrielli Zambonin/NSC

Saiba mais: Champions League: Confira o resumo da rodada na competição europeia

Champions League: Confira o resumo da rodada na competição europeia

Foto: Getty Images

Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp

Notícias relacionadas

x