Instituto de inovação social nasce em Jaraguá e abre vagas para conselho; veja como participar!
Foto: Divulgação
Fundado oficialmente em julho de 2025 em Jaraguá do Sul, o Instituto Cocidades está com inscrições abertas para a formação do seu primeiro Conselho Administrativo.
A iniciativa marca o início das atividades da organização, que propõe um novo olhar para a transformação de cidades, por meio da inovação social, da escuta ativa e da participação cidadã.
Criado como uma associação civil sem fins lucrativos, o Instituto Cocidades atua nacionalmente, mas tem sede e raízes em Jaraguá. Seu foco está na cocriação de soluções sustentáveis e colaborativas que aproximem comunidades, poder público, academia e setor privado.
Agora, a entidade busca pessoas interessadas em compor seu conselho consultivo, que terá papel estratégico na consolidação institucional e na integridade dos processos.
Segundo os fundadores, a proposta é reunir diferentes trajetórias e experiências que dialoguem com os princípios do Instituto, como transparência, ética, participação social e transformação coletiva dos territórios.
Ver essa foto no InstagramConteúdos em alta
Quem pode participar e como se inscrever
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto de 2025, por meio do formulário digital: https://lnkd.in/dHiDMFD5.
Podem se candidatar pessoas de qualquer parte do país, desde que tenham envolvimento com áreas relacionadas à missão do Instituto. A atuação é voluntária, com possibilidade de reembolso de despesas previstas em regulamento. O resultado será divulgado em 15 de setembro, e o mandato começa oficialmente em 1º de outubro de 2025.
Mais detalhes sobre as atribuições, perfil desejado e critérios de seleção estão disponíveis neste site. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail institutococidades@gmail.com.
Como isso impacta sua vida?
Com sede em Jaraguá do Sul, o Instituto Cocidades quer abrir espaço para que vozes das comunidades Brasil afora façam parte de decisões que moldam o futuro das cidades. É uma oportunidade para quem acredita em participação social e deseja contribuir com ideias e vivências na construção de soluções coletivas.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.